A assistente de comunicação Luciana Nogueira, acompanhou o sobrinho Enzo Emanuel, de 7 anos, – FOTO: Tácio Melo/SecomEm comemoração ao mês natalino, a Policlínica Codajás, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) localizada no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus, realizou, nesta terça-feira (13/12), o “Natal do CER”, evento voltado às crianças com deficiência em tratamento na unidade estadual de saúde, assim como familiares, amigos e funcionários da Policlínica.
Por Agência Amazonas
Apresentações e atividades educativas movimentaram confraternização de Natal da unidade estadual de saúde
Segundo o diretor do CER, Ráiner Figueiredo, a confraternização costuma acontecer mensalmente, e no mês de dezembro, a ideia do “Natal do CER” animou a equipe para desenvolver atividades socioeducativas.
O Centro Especializado em Reabilitação (CER) tipo IV, localizado na Policlínica Codajás, é um ponto de atenção ambulatorial responsável pela reabilitação e habilitação de pessoas com deficiência dos módulos físico (ortopédico, neurológico e com estomias), intelectual, auditiva e visual, e responsável pela dispensação de cadeiras de rodas.
A programação contou com a presença do Papai Noel, atividades recreativas e educativas, sorteio de brindes, lanche e guloseimas, para pacientes e familiares.
“Nesse momento, é muito importante para os pacientes que a gente faça essa inclusão deles com todos os outros pacientes. A gente precisa realmente fazer isso para mostrar que realmente eles podem estar em uma sociedade mais inclusiva”, afirmou o diretor.
A assistente de comunicação Luciana Nogueira, de 34 anos, acompanhou o sobrinho, Enzo Emanuel, de 7 anos, na apresentação. Paciente há pouco menos de um ano, Enzo tem paralisia cerebral e recebe atendimentos diversos no CER.
O evento tem por objetivo reunir as crianças em tratamento, promovendo mais inclusão e difundindo o sentimento de esperança e magia que o Natal proporciona a todos.
FOTOS: Tácio Melo/SecomAtendimentos
Atualmente, o Centro Especializado em Reabilitação da Policlínica Codajás realiza cerca de 5 mil atendimentos por mês, com serviços e atendimentos diversos. Desse total, 15% são crianças abaixo de 13 anos.
“O Enzo adora estar no meio dessas confraternizações! E é muito gratificante, a gente se sente bem, mais por ele, porque ele se sente bem, se sente à vontade, já se sente em casa, então eu só tenho a agradecer. Eu fico emocionada, o coraçãozinho fica apertado, é muito gratificante”, disse.
“Foi um ano altamente produtivo. Em abril, nós inauguramos um espaço totalmente revitalizado pelo Governo do Estado. Uma obra que estava parada há oito anos, com o governador Wilson Lima a gente conseguiu entregar para população totalmente equipada com novos equipamentos, novos profissionais, e a gente conseguiu ampliar o número de atendimentos”, afirmou Ráiner Figueiredo.
São mais de 500 famílias atendidas no CER, sendo 5% delas provenientes do interior do estado.
REPÓRTER: INDIARA BESSA
MATERIAL DE VÍDEO
RETRANCA: NATAL DO CER
RÁINER FIGUEIREDO, DIRETOR DO CER
SONORAS:
BAIXE AQUI:
LUCIANA NOGUEIRA, ASSISTENTE DE COMUNICAÇÃO
IMAGENS: DAVIS ALBERTO/SECOM
http://cloud.prodam.am.gov.br/index.php/s/SXzQv8S6fX2oG8h