FOTO: Erlon Rodrigues e Mara Dalila/PC-AMNeste sábado (03/12) é comemorado o Dia do Delegado de Polícia, instituído pelo projeto de lei 2728/2011. A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) destaca o trabalho fundamental desse profissional e parabeniza os servidores que atuam com empenho e dedicação para garantir a segurança da população amazonense.
Por Ivo Pereira
Servidores atuam com empenho e dedicação para garantir a segurança da população amazonense
O delegado Guilherme Torres, diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), conta que entrou na polícia em 2014, após aprovação em concurso público. Ao longo da carreira, já atuou em várias unidades policiais da capital e do interior, entre elas o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), as Delegacias Especializada em Roubos e Furtos e Defraudações (DRFD) e Especializada em Combate à Corrupção (Deccor), além da Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop) e Distritos Integrados de Polícia (DIPs).
O profissional é responsável por comandar investigações e presidir inquéritos policiais, representar medidas cautelares e judiciais a serem aplicadas dentro do termo circunstanciado do caderno investigativo. Em resumo, é a autoridade que soluciona os crimes hediondos e ampara a população.
A autoridade policial acrescenta, ainda, que é grato pela profissão e pelo trabalho que desempenha na Polícia Judiciária, pois sabe que pode fazer a diferença na sociedade, exercendo seu papel em uma área tão importante que é a segurança pública.
FOTO: Erlon Rodrigues e Mara Dalila/PC-AM“Desde que fiz o concurso e assumi a posição de delegado, vivi bastante coisas na PC-AM. Hoje já posso afirmar com certeza, que tenho a percepção real do que é ser um delegado de polícia, após algumas experiências que pude vivenciar ao longo desses oito anos de carreira”, relata Torres.
A delegada Joyce Coelho, titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), conta que atua como delegada de polícia há oito anos. Ela relata que dirigir uma delegacia requer muito comprometimento, pois além de conduzir as investigações, há toda uma organização que vai desde os atendimentos das demandas dos servidores, bem como da população.
Reconhecimento
Esse Prêmio tem por objetivo homenagear personalidades e instituições que, assim como Neide Castanha, se destacaram na defesa intransigente dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, em especial dos Direitos Sexuais.
Ao longo desses oito anos, seis são como titular da Depca, onde ganhou notoriedade no combate aos crimes contra crianças e adolescentes, inclusive em âmbito nacional. Em 2020, a delegada Joyce Coelho ganhou o prêmio Neide Castanha, oferecido pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e ao Adolescente.
O delegado Paulo Henrique Benelli, atualmente é titular da 2ª Seccional Norte e do 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP), mas já atuou no Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e nas Delegacias Especializadas em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), Especializada em Apurações de Atos Infracionais (Deaai) e na antiga Especializada em Combate ao Furto de Energia, Água, Gás e Serviços de Telecomunicações (DECFS), além das Seccional Oeste e outros sete DIPs da capital, sendo titular há mais de 10 anos.
Atuação
“Como autoridade buscamos a verdade dos fatos de um delito, e o delegado de polícia preza em realizar a prisão cautelar daqueles que são investigados e ameaçam a sociedade, a fim de garantir a ordem pública”, salientou Benelli.
Ele disse que a profissão é fundamental para o Sistema de Justiça Criminal, porque é o delegado que encaminha para o judiciário os procedimentos realizados em torno das ocorrências.
A autoridade policial relata que no decorrer da sua carreira como delegado, já atuou em diversos casos e esteve à frente de operações policiais importantes que resultaram na prisão de criminosos de alta periculosidade e na apreensão de entorpecentes, levando assim, mais segurança à população amazonense.