Há 52 minutos
Por Agência Amazonas
A data foi instituída no calendário oficial do estado do Amazonas, por meio da Lei nº 5.481
FOTO: Ana Carolina e Márcio Gleyson/DivulgaçãoNa manhã desta sexta-feira (18/03), o estacionamento do Hospital Delphina Aziz foi palco para a apresentação do Coral do Complexo Hospitalar Zona Norte (CHZN), com homenagem alusiva ao Dia Estadual dos Heróis da Saúde, comemorado neste dia 18 de março. A data foi instituída no calendário oficial do estado do Amazonas, por meio da Lei nº 5.481, de 21 de maio de 2021.
O coral é composto por colaboradores da Upa Campos Salles e do Hospital Delphina Aziz, referência para tratamento da Covid-19. O público, composto por servidores das unidades, pacientes e acompanhantes, acompanhou a homenagem com muita emoção.
Para a enfermeira Anny Karoline Miranda, o evento fortaleceu o sentimento de gratidão aos profissionais da saúde. “Participar dessa apresentação é emocionante, é mostrar o quanto nos sentimos gratos, as músicas apresentadas têm tudo a ver com o nosso dia a dia, com o cuidado, com a assistência e essa homenagem aos heróis da saúde é importante para todos nós”, afirmou.
A data foi comemorada pela primeira vez este ano e instituída para homenagear todos os profissionais de saúde, que atuaram durante a pandemia da Covid-19 no estado do Amazonas. Ao final da apresentação, os diretores do hospital receberam uma placa em homenagem aos profissionais.
Para o diretor executivo do CHZN, José Luiz Gasparini, a data é importante para lembrar os esforços desses profissionais e elogiou a iniciativa do projeto de lei que instituiu a data comemorativa.
“Agradeço à deputada Dra. Mayara Pinheiro por essa iniciativa, de se criar um dia, estabelecendo essa data que é muito importante para os profissionais da saúde, que se dedicaram, foram corajosos e enfrentaram os piores momentos na pandemia, nós somos gratos por esse reconhecimento”, disse o diretor.
Gestão
O Complexo Hospitalar Zona Norte está sob gestão do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) desde abril de 2019. O complexo é formado por duas principais unidades de saúde da capital amazonense: o Hospital Delphina Aziz, que é referência para tratamento da Covid-19, e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Salles.