Há 38 minutos
Por Agência Amazonas
Ação especial aconteceu para levar atividade física aos frequentadores do local
FOTO: Mauro Neto/FaarPara celebrar o Dia Mundial da Atividade Física, nesta quarta-feira (06/04), o RespirAR realizou uma ação estratégica voltada para o público da terceira idade no Caimi Dr. André Araújo, no bairro Cidade Nova, zona norte da capital. O projeto do Governo do Amazonas, coordenado pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) em parceria com Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), recupera pacientes que tiveram sequelas leves ou moderadas da Covid-19, por meio de trabalhos com profissionais de fisioterapia e educação física.
“No Dia Mundial da Atividade Física é importante ressaltarmos os trabalhos que realizamos no RespirAR, que conta dentro de seu quadro profissional com 27 professores de educação física, além dos 78 fisioterapeutas, 57 estagiários e oito técnicos de enfermagem. Essa estrutura é a marca determinada pelo Governo do Amazonas, que mostra resultado e faz diferença na vida da população, com os mais de 80 mil atendimentos alcançados”, disse Neibe Araujo, coordenador do RespirAR.
FOTOS: Mauro Neto/FaarNa ocasião, os idosos presentes no local puderam assistir a uma palestra sobre atividade física, depois fizeram uma série de alongamentos e ginástica laboral, tudo com supervisão dos profissionais preparados do projeto RespirAR.
“Além de restabelecer a saúde, tanto no bem-estar como no emocional, a atividade física ainda previne de várias doenças, seja cardiovascular, hipertensão ou depressão. Além disso, fazer atividade melhora a autoestima, e o projeto RespirAR trabalha para contribuir com a qualidade de vida das pessoas. Vários idosos estão sendo beneficiados com o projeto, trabalhando suas articulações, utilizando a hidro, fortalecendo os ossos, tudo para que este indivíduo possa se beneficiar”, disse Bruna Lima, profissional de Educação Física do RespirAR.
O aposentado Francisco Campelo, de 68 anos, disse que ficou impressionado com a qualidade nas atividades propostas pelos profissionais do RespirAR e aproveitou a oportunidade para parabenizar o projeto pela iniciativa.
Francisco Campelo, aposentado que participou da atividade do RespirAR – FOTO: Mauro Neto/Faar“Parabenizo o projeto pela iniciativa, pois esses cuidados são importantes para a nossa vida. Foi muito bom se exercitar e ter acesso a bons profissionais. Sou um cara que já jogou bola, pratiquei jiu-jitsu e judô. Apesar da idade, tento me manter ativo com caminhadas, então foi importante aprender mais um pouco sobre atividade física com o pessoal do RespirAR”, afirmou Francisco Campelo.