Abertura da campanha ocorreu nesta terça-feira (1º/11) – FOTO: Jaqueline Macedo/FVS-RCPA campanha Novembro Azul chega a mais uma edição visando conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde. Nesta terça-feira (1º/11), a abertura da campanha ocorreu na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), do Governo do Amazonas.
Por Agência Amazonas
Abertura da iniciativa, nesta terça-feira (1º/11), contou com relato de experiência sobre câncer colorretal
Na abertura da campanha, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou a importância do diagnóstico precoce de doenças, como o câncer, para que o paciente possa atingir maior chance de recuperação. “O Novembro Azul é para lembrar a todos os homens que devem procurar um serviço de saúde, principalmente a partir dos 40 anos, para diagnóstico precoce”, ressalta Tatyana.
O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades, no mês de novembro, dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Uma das palestrantes da abertura da campanha foi a nutricionista Katiuscia Naiara Veras, que abordou sobre o impacto da alimentação na saúde do homem de forma integral. “A nutrição trata de maneira preventiva a questão de doenças e destacando que é importante estar voltado para a uma alimentação mais saudável, integrativa e sem radicalismo”, especificou a nutricionista.
O diretor técnico da FVS-RCP, Daniel Barros, alertou sobre a importância da conscientização da saúde integral do homem. “Os homens negligenciam muito a saúde. As mulheres procuram muito mais o serviço de saúde do que o homem. Vamos procurar dar esse olhar integral para a nossa saúde e nossa vida”, disse o diretor.
“Procurei o médico, depois de meses de sintomas, como sangue nas fezes. Eu tinha receio de ir ao médico, fui postergando e o tempo foi passando. A prevenção é o melhor remédio. Diga não ao preconceito, ao machismo. Se eu tivesse me prevenido, tivesse procurado um médico mais cedo, eu não teria passado por tudo o que passei e enfrentar a doença”, relatou Ronnie.
O microempreendedor Ronnei de Lima Bastos, de 41 anos, também participou da abertura da campanha e falou da experiência de ter sido submetido ao tratamento de câncer colorretal após postergar a busca por tratamento médico que identificasse a doença.
Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou dos 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA.
FOTOS: Jaqueline Macedo/FVS-RCPPrevenção
O diagnóstico precoce do câncer de próstata é fundamental para maior chance de recuperação, e a única forma para diagnosticar é por meio do toque retal.
Referência
A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, o que inclui a prevenção a doenças não transmissíveis, por meio da Gerência de Vigilância de Doenças Não Transmissíveis (GVDNT).
Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.
A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico da FVS-RCP é o (92) 3182-8510.