Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Governo do Amazonas > Novo boletim epidemiológico de rabdomiólise no Amazonas destaca apenas 2 novos casos após 20 dias
Governo do Amazonas

Novo boletim epidemiológico de rabdomiólise no Amazonas destaca apenas 2 novos casos após 20 dias

12 de janeiro de 2022
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar


Há 17 minutos
Por Agência Amazonas

A síndrome, associada à Doença de Haff, que é investigada no Estado, é uma doença ainda em estudo, que segue padrões rígidos de verificação

FOTO: Quézia Pinheiro/FVS-RCPO NOVO boletim epidemiológico de rabdomiólise associada à Doença de Haff (conhecida popularmente como Doença da Urina Preta) destaca a notificação de apenas dois casos em um período de 20 dias. São 134 casos notificados, sendo 77 compatíveis e 57 descartados pela Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

Os dois novos casos foram registrados nos últimos 20 dias (22/12 a 11/01) em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), pela equipe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em saúde do Amazonas (CIEVS-AM), coordenado pela FVS-RCP. O boletim está disponível em: https://bit.ly/3nnnHUp.

Os casos considerados compatíveis foram notificados em 10 municípios, sendo eles: Itacoatiara (46), Parintins (12), Manaus (6), Urucurituba (4), Silves (3), Maués (2), Manacapuru (1), Itapiranga (1), Autazes (1) e Caapiranga (1).

Destes, três casos evoluíram para óbito e ocorreram em Itacoatiara, sendo duas mulheres, de 51 e 68 anos, e um homem, de 49 anos. Os óbitos ocorreram em agosto, outubro e dezembro, respectivamente. 

Os casos são predominantemente de homens, o que representa 61% (47/77) dos casos, e a faixa etária de 40 a 59 anos foram os mais acometidos, totalizando 40% (31/77) dos casos, seguido pela faixa etária acima de 60 anos, com 23% (18/77). Os peixes consumidos pelos casos compatíveis com a Doença de Haff são: tambaqui, pacu e pirapitinga. A maioria (97%) dos pescados relacionados à síndrome são peixes de vida livre.

O diretor-técnico da FVS-RCP, Daniel Barros, enfatiza que a notificação de apenas dois casos de rabdomiólise em mais de 15 dias indica redução de casos compatíveis, mas enfatiza que a REDE de vigilância em saúde está sensível aos casos. “Todas as secretarias municipais de saúde estão preparadas para reconhecer e notificar os casos imediatamente”, afirma.

De acordo com a coordenadora do CIEVS-AM, Josielen Amorim, a síndrome de rabdomiólise, associada à Doença de Haff (que é a investigada no Amazonas), é uma doença ainda em estudo que segue padrões rígidos de verificação. “A investigação acerca dos casos é extremamente criteriosa, devido à síndrome ter causas diferentes que vão além da ingestão de peixes”, destaca.

Força-tarefa – O grupo de trabalho de investigação é composto pela FVS-RCP; Secretaria de Estado de saúde (SES-AM); Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD); Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf); Secretaria de Estado da produção rural (SEPROR); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Universidade Estadual do Amazonas (UEA);  Instituto Leônidas e Maria Deane (FIOCRUZ-Amazônia); Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (INPA); e Superintendência Federal de agricultura no Amazonas (SFA/AM), do Ministério da agricultura e Ministério da saúde.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em saúde do Amazonas, que inclui o monitoramento de doenças e a notificação ao Ministério da saúde, pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em saúde (CIEVS).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-RCP (92) 2129-2500 e 2129-2502.

Tags:AutazescaapirangaEstado do AmazonasitacoatiaraItapirangamanacapuruManausmauesparintinsSilvesUrucurituba
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas

Ipaam realiza atendimentos em Barcelos até 02/12 para regularizar pesca esportiva e atividades florestais

Por administrador
Governo do Amazonas

Detran-AM realiza 682 atendimentos durante ação do Governo Presente na Escola CMPM 6 no Lago Azul

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas entrega subsídio Entrada do Meu Lar a cinco famílias e anuncia atendimentos no Governo Presente

Por administrador
Governo do Amazonas

Curso de defesa pessoal feminina reúne 180 mulheres em Manaus durante 15ª edição do projeto Formando Campeões

Por administrador
Governo do Amazonas

Testagem de IST e distribuição de insumos ampliaram acesso à prevenção durante ação do Governo Presente em Manaus no dia 29/11

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas amplia projeto Castramóvel e inaugura nova unidade móvel para castração gratuita de cães e gatos

Por administrador
Governo do Amazonas

Profissionais do HPS Platão Araújo passam por exames e palestras sobre câncer de próstata durante novembro

Por administrador
Governo do Amazonas

Caic TEA José Contente realizou mais de 17,5 mil sessões e atende 250 crianças com TEA em Manaus desde julho

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo Presente realiza 27ª edição com feira de economia criativa e artesanato natalino no Lago Azul em 29/11

Por administrador
Governo do Amazonas

Polícia Militar do Amazonas conquista três reconhecimentos no Prêmio Qualidade Amazonas e vence Gincana Solidária com arrecadação de alimentos

Por administrador
Governo do Amazonas

Seap-AM é reconhecida com Prêmio Qualidade Amazonas por modernização da gestão penitenciária e eficiência operacional

Por administrador
Governo do Amazonas

Secretaria de Saúde do Amazonas diz que estoque da Central de Medicamentos do Amazonas está regular após questionamento oficial

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?