Há 41 minutos
Por Agência Amazonas
O novo Quartel Bombeiro Militar, em Iranduba, ocupa uma área de 2.331 metros quadrados
FOTO: Divulgação/CBMAMCom a inauguração do novo quartel do 1º Pelotão Destacado Bombeiro Militar (1ºPDBM), na manhã desta quinta-feira (07/04), na rodovia AM-070 (Manoel Urbano), que liga Manaus ao município Iranduba (a 27 quilômetros), o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) terá uma redução significativa no tempo resposta aos atendimentos de ocorrências. O quartel está localizado no quilômetro 8, bairro planejado Nova Manaus, nº 20.
FOTO: Divulgação/CBMAMA solenidade contou com a presença do comandante-geral do CBMAM, coronel Orleiso Ximenes Muniz, o prefeito José Augusto Ferraz de Lima, vereadores e demais autoridades civis e militares de Iranduba.
De acordo com o comandante-geral dos Bombeiros, coronel Orleiso Muniz, o objetivo da mudança da sede é estratégico, visando o atendimento mais rápido das unidades de socorro aos acidentes de trânsito e combate a incêndios. “Nosso plano de mudança foi apresentado ao governador Wilson Lima que, de pronto, nos deu autorização para realizarmos as mudanças necessárias e a construção da nova sede do 1º Pelotão Destacado Bombeiro Militar (1ºPDBM)”. destacou
Com a nova localização, os bombeiros terão um tempo resposta menor para chegar nas ocorrências, sejam elas na Rodovia AM-070, no Distrito Cacau Pirêra, comunidades adjacentes e dentro do município Iranduba, salientou o 2º tenente Moab Pereira Briglia, comandante do Pelotão.
O novo Quartel Bombeiro Militar, em Iranduba, ocupa uma área de 2.331 metros quadrados e comporta três salas administrativas, três alojamentos para os bombeiros de serviço, um refeitório com cozinha, três banheiros, um lavabo e garagem para quatro viaturas, uma Alto Bomba Tanque (ABT), uma Unidade de Resgate (UR), uma Auto Rápido (AR) e uma Motocicletas (MT). O 1ºPDBM conta hoje com um efetivo de 19 militares.
Além dos serviços de emergência, o 1º Pelotão Destacado Bombeiro Militar presta assistência socioeducacional a 50 crianças do Projeto Educacional Bombeiro Mirim (Proebom). O programa atende crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos, e tem como objetivo o ensino das atividades de Bombeiro Militar, além da hierarquia e disciplina, servindo como um pilar no desenvolvimento deste público a serem agentes transformadores de sua própria história.
O prefeito de Iranduba Augusto Ferraz disse que o trabalho do Corpo de Bombeiros é de fundamental importância para a Região Metropolitana. E acrescentou que a sociedade só ganha com um novo quartel e com os projetos sociais que são desenvolvidos pela Corporação. Ele anunciou que a prefeitura vai construir uma sala de informática no quartel para atender as 50 crianças que fazem parte do Projeto Educacional Bombeiro Mirim.