Fotos: Divulgação / SeducA Escola Estadual Eunice Serrano Telles de Souza, na zona centro-sul de Manaus, está promovendo um minicurso de oratória para os estudantes do Ensino Fundamental e Médio da unidade. O projeto “Oratória na Escola”, iniciado em fevereiro deste ano, abrange técnicas que contribuem para o desempenho dos alunos em apresentações em público. Além do aprendizado, os estudantes colocam em prática as técnicas absorvidas por meio de concursos de seminários.Alunos de escola estadual aprendem práticas de oratória e participam de concurso de seminários
Realizado este mês, o concurso contou com a participação de alunos do 9° ano e todas as séries do Ensino Médio, jurados e ex-alunos da instituição, que foram prestigiar o evento. Os alunos falaram sobre Consciência Negra, combate ao bullying e Brasil democrático.
A iniciativa do projeto partiu da necessidade de desenvolver a postura dos alunos, aprimorar a voz, gestos, criatividade, aumentar o domínio sobre o assunto abordado, entre outras habilidades. As técnicas adquiridas no minicurso foram expostas no “I Concurso de Oratória da Escola Eunice Serrano Telles de Souza”.
“Visando as dificuldades que muitos acadêmicos tinham de apresentar seminários e outros trabalhos na época da faculdade, passei a me preparar para ajudar outras pessoas a vencer esse grande vilão que é o medo de falar em público. Cheguei até a fazer um minicurso na própria universidade e nas escolas em que estagiava. Então, quando me tornei professor, levei esses recursos e experiência para a sala de aula”, afirma.
O professor de História, e idealizador do projeto, Michel Vieira, conta como surgiu a ideia de trazer o curso de oratória para dentro da escola.
“Falar em público era um dos meus maiores medos, isso me prejudicava porque eu não conseguia me expressar da forma correta, e esse projeto foi excelente, pois fizemos um curso para aprender a usar as técnicas de oratória e ensaios para melhorar nossa postura na hora da apresentação. Tudo isso contribuiu para que eu conseguisse o 1° lugar no concurso. Aprendi a me expressar melhor e isso com certeza vai fazer muita diferença no meu futuro, seja com o trabalho ou faculdade. Agora me sinto preparada para realizar qualquer palestra”, comemora a estudante.
Maria Júlia, de 18 anos, estudante da 2ª série do Ensino Médio, saiu vitoriosa do concurso, conquistando o primeiro lugar do pódio. Maria relata a experiência positiva que obteve ao participar do minicurso e do concurso de oratória.
O post Oratória na Escola: Projeto incentiva estudantes a perder o medo de falar em público apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.