Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Governo do Amazonas > Pacientes diabéticos recebem atendimento multiprofissional no Programa Pé Diabético
Governo do Amazonas

Pacientes diabéticos recebem atendimento multiprofissional no Programa Pé Diabético

17 de fevereiro de 2022
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

FOTOS: Herick Pereira/SecomAs seis policlínicas da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) atendem, em média, 700 pacientes por mês no Programa Pé Diabético e Lesões Cutâneas Crônicas. A iniciativa do Governo do Estado oferece assistência multiprofissional e acompanhamento humanizado aos pacientes diabéticos.
Há 47 minutos
Por Agência Amazonas

Assistência está disponível em seis policlínicas do Estado, localizadas em diferentes zonas da capital

Desde 2014, o programa é realizado nas Policlínicas Governador Gilberto Mestrinho, centro, zona centro-sul; e Antônio Aleixo, na Colônia Antônio Aleixo, zona leste, pelos profissionais da SES-AM. A assistência também é ofertada nas Policlínicas Codajás, Cachoeirinha, zona sul; Dr. José Lins, Redenção, na zona centro-oeste; Zeno Lanzini, Tancredo Neves, na zona leste; e Danilo Corrêa, Cidade Nova, na zona norte, em parceria com a Associação Sustentabilidade, empreendedorismo e Gestão em saúde do Amazonas (Segeam).

O pé diabético é uma complicação da diabetes mellitus, síndrome metabólica, que ocorre a partir de uma série de alterações nos pés de diabéticos, ocasionado por níveis de glicemia anormais, causando lesões de difícil cicatrização nos pés, que podem se expandir para os tornozelos. Infecções ou problemas na circulação dos membros inferiores estão entre as complicações mais comuns, podendo acarretar o surgimento de feridas que não cicatrizam e infecções nos pés.

Sintomas

De acordo com o médico angiologista do programa, Javier Perdomo, o diabetes é uma síndrome de causa multifatorial e multissistêmica, sendo caracterizada como uma doença silenciosa.

O objetivo do Programa Pé Diabético é evitar a hospitalização de pacientes com lesões ocasionadas por complicações da diabetes e estimular a melhoria da qualidade de vida, por meio de acompanhamento multiprofissional e diminuição de amputações. Hoje, o pé diabético é a principal causa de amputação de membro inferior no país.

“As pessoas com diabetes podem ser acometidas por várias complicações, necessitando, ter um controle rigoroso dos padrões glicêmicos, da pressão arterial sistêmica, além de uma vigilância periódica aos órgãos mais sensíveis, como os olhos, os rins e o coração”, ressaltou o angiologista.

Segundo o médico, no início, a maioria das pessoas não identifica os sinais e sintomas clássicos da doença e alerta para a importância de manter uma rotina de check-UP.

Prevenção

Conforme o médico, a prática de hábitos saudáveis é a melhor forma de prevenir o diabetes e diversas outras complicações. “A prevenção é um fator indispensável para o controle da doença e para se ter uma qualidade de vida melhor, é possível por meio do acompanhamento médico constante e uma alimentação saudável”, disse Javier Perdomo.

Entre os sintomas mais frequentes estão fraqueza nas pernas, sensação de formigamento frequente, queimação nos pés e tornozelos, dormência nos pés, dor e sensação de agulhadas e perda da sensibilidade nos pés. Além da prevenção, a doença e lesões podem ser controladas com ajuda especializada, envolvendo equipes multidisciplinares com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos, que prestam apoio psicossocial nas policlínicas do Estado.

“O ambulatório funciona como um importante cenário de prática no atendimento especializado aos pacientes com diabetes ou/e doenças vasculares. O objetivo é evitar internações, já que o diabetes envolve uma série de alterações que comprometem os membros inferiores e que podem evoluir para processos infecciosos e problemas na circulação, que podem levar a amputações de membros”, enfatizou a enfermeira estomaterapeuta.

Acesso

De acordo com a supervisora do programa, Hanna de Carvalho, enfermeira que atua no Segeam, a participação no Programa Pé Diabético ocorre após encaminhamento obtido em consulta médica em uma unidade básica de saúde (UBS). Após a avaliação médica, o paciente é encaminhado ao ambulatório mais próximo de sua residência.

Tags:CodajásEmpreendedorismo
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas

Fapeam lança editais e celebra Mulheres e Meninas na Ciência com sarau, homenagens e investimentos em Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Movimento Mulheres e Meninas na Ciência premia pesquisadora da FVS-RCP e anuncia editais no Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

Certificação de imóveis do Prosai em Parintins já expediu 659 certificados e segue com 173 pendentes

Por administrador
Governo do Amazonas

PPCDQ-AM aprova 5ª fase do plano para o triênio 2026-2028 e amplia metas de prevenção ao desmatamento

Por administrador
Governo do Amazonas

Auxílio Estadual e Telessaúde ampliam acesso a serviços e entregas em Boca do Acre durante agenda

Por administrador
Governo do Amazonas

Agendamento presencial abre 120 vagas para castração gratuita pelo Castramóvel no Tarumã, Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Carnaval na Floresta: Grupo Especial encerra ensaios técnicos embalado pela força das comunidades

Por administrador
Governo do Amazonas

Emissão de documentos rurais atende mais de 140 agricultores indígenas no rio Ayari em São Gabriel da Cachoeira

Por administrador
Governo do Amazonas

Forças de Segurança prendem 37 por apologia ao crime e apreendem explosivos, drogas e materiais no Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

Polícia Civil do Amazonas alerta pais e escolas sobre bullying e cyberbullying e orienta sobre denúncias, sinais e penalidades

Por administrador
Governo do Amazonas

Operação Águia mobiliza 200 policiais e 50 viaturas para reforçar policiamento em Manaus e Região Metropolitana antes do Carnaval

Por administrador
Governo do Amazonas

Centro de distribuição da Natura em Manaus reduz prazos, corta custos e amplia empregos no Norte

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?