FOTO: Divulgação/PC-AMA Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor (Decon), em conjunto com a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), deflagrou, ao longo de quarta-feira (30/03), a Operação Arremate, com intuito de apurar a existência de um abatedouro clandestino, na rua Nova Iorque, bairro Lírio do Vale, zona oeste de Manaus.
Há 52 minutos
Por Agência Amazonas
No local foram encontrados dez animais em situação irregular
“Eles disseram que o local apresentava odor forte dos mamíferos montados em local inapropriado para posterior consumo e venda em mercados da cidade. Ao chegarmos no local, encontramos dez animais suínos, o que já caracteriza a irregularidade, pois é proibida a criação em área urbana”, explicou Paixão.
De acordo com o delegado Eduardo Paixão, titular da unidade especializada, as diligências aconteceram após recebimento de denúncia anônima, por meio da qual consumidores e moradores daquela região relataram a respeito de um possível abatedouro clandestino.
“Ela demonstrou completo descaso com os animais e com a saúde de quem os consumia. Isso é irresponsabilidade com a saúde pública. Ressalto que estamos sempre atuantes para combater essas práticas e para garantir o bem estar da população”, disse o delegado.
O titular esclareceu ainda que a responsável pelo estabelecimento foi autuada pelas infrações sanitárias flagradas. Um Inquérito Policial (IP) foi instaurado para apurar os crimes contra relação de consumo, contra o consumidor, contra a saúde pública e de maus-tratos contra os animais.
Registro de ocorrência
Quem tiver conhecimento acerca dessas práticas deve formalizar a denúncia pelo telefone (92) 99380-9174 ou pelo e-mail [email protected], ambos canais de denúncia da Adaf. Também pode comparecer à sede da Decon, situada na rua Desembargador Felismino Soares, 155, bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul da capital.