Delegada Joyce CoelhoFOTOS: Erlon Rodrigues/PC-AMA Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), deflagrou, nesta quarta-feira (15/06), por volta das 6h30, a Operação Acalento 1, que resultou no cumprimento de dois mandados de prisão temporária em nome de um casal, um homem de 31 anos e uma mulher de 28, investigados pelo crime de tortura praticado contra uma criança de 4 anos. O crime ocorreu na sexta-feira (10/06), no bairro Compensa, zona oeste de Manaus.
Há 17 minutos
Por Agência Amazonas
Prisão dos infratores ocorreu no bairro Lago Azul, zona norte da capital
“A criança formalizou sob escuta especializada, no dia 31 de maio, que a sua madrasta o agredia fisicamente, pisava em seu estômago, a enforcava e a jogava no chão, mas que mesmo assim teria retornado ao ambiente em que o pai e madrasta viviam”, ressaltou a titular.
Durante coletiva de imprensa realizada na sede da Depca, bairro Aleixo, zona centro-sul, a delegada Joyce Coelho, titular da unidade especializada, as diligências iniciaram no dia 31 de maio deste ano, quando um familiar da vítima compareceu à delegacia para realizar denúncia, e informou que a criança estava sendo vítima de tortura praticada pela madrasta e pelo pai.
Já no domingo (12/06), uma assistente social da unidade hospitalar, notificou à Depca e relatou que a vítima teria sido levada ao local novamente, e que se encontrava em coma e com vários hematomas pelo corpo.
Ainda segundo Joyce, posteriormente, na sexta-feira (10/06), a vítima foi levada ao Hospital e Pronto-Socorro da Criança da Zona Oeste, com problemas respiratórios. Após exames, foi constatado que a criança havia engolido uma tampa de creme dental.
Com base nas informações coletadas, foi solicitado à Justiça pelos mandados de prisão temporária em nome do casal, e as ordens judiciais foram expedidas na terça-feira (14/06), pela juíza Rosália Guimarães Sarmento, da Central de Plantão Criminal.
“Infelizmente a criança está em estado grave, não conseguimos ouvi-lo. Mas, por meio de escuta especializada, falamos com seu irmão mais velho, que nos confirmou que sua madrasta e seu pai os agrediam constantemente”, explicou a delegada.
A autoridade policial informou que a criança ainda continua em coma e segue em estado grave naquela unidade hospitalar.
Diante disso, as equipes de investigações conseguiram localizar e prender o casal em uma comunidade localizada no bairro Lago Azul, zona norte da capital.
MATERIAL EM VÍDEO
Link: https://we.tl/t-fZbXM922EK
Procedimentos
O casal responderá pelo crime de tortura e ficará à disposição do Poder Judiciário.
Conteúdo: Sonora da delegada Joyce Coelho, titular da Depca