Há 31 minutos
Por Agência Amazonas
Enxadrista Cibelly Libório vai competir com atletas de todo o país
Estudante Cibelly Libório – FOTO: Eduardo Cavalcante – Seduc/AmHá seis anos no circuito de competições escolares, a estudante Cibelly Libório, da Escola Estadual (EE) Jairo da Silva Rocha, na zona leste, vai representar o Amazonas na etapa nacional da Gymnasiade Escolar 2022, competindo na modalidade de Xadrez. A disputa acontece em Aracaju (SE), e envolve várias categorias esportivas.
A estudante enxadrista, que iniciou os treinos aos 10 anos de idade, comenta como se sente na busca pelo título, após seis anos envolvida em diversas competições. “Eu tenho me preparado todos os dias, estou muito confiante de que estes anos de prática poderão me levar a muitos espaços. Então, para mim, representar o ensino público em uma competição nacional já é um dos prêmios que o xadrez me trouxe”, explica.
Hoje, com 16 anos, a aluna está preparada para lidar com a responsabilidade de representar o estado. “Eu estou muito ansiosa, é um compromisso muito grande viajar e representar o Amazonas, porém estou com uma ótima expectativa”, destacou.
Um dos maiores incentivadores da estudante é o professor e treinador de Cibelly, Jhonny Souza, que orientou a aluna durante o seu processo de aprendizagem, fazendo grandes elogios à jovem.
“A expectativa é grande, a gente espera que ela possa se sair bem. Já treinamos há algum tempo, há pelo menos oito anos, vejo a dedicação e empenho da Cibelly, e mesmo parando por seis meses durante a pandemia, nos adaptamos e passamos a treinar de forma on-line para que ela alcance bons resultados”, pontuou o treinador.
Outras competições
Além de representar o Amazonas, na etapa nacional da Gymnasiade Escolar 2022, Cibelly tem traçado uma trajetória de muitas conquistas no xadrez. Aos 11 anos, em 2017, a estudante conquistou o primeiro lugar no Campeonato Amazonense de Xadrez – FAMAC, na categoria sub 12. No ano seguinte, também conquistou a primeira colocação, desta vez na categoria sub 14. Em 2019, foi campeã nos Jogos Escolares do Amazonas (Jeas). Já nos dois anos posteriores, 2020 e 2021, Cibelly foi a campeã no Festival Amazonense da Juventude (Famaj).