Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Governo do Amazonas > Peritos legistas utilizam técnicas científicas na identificação de cadáveres
Governo do Amazonas

Peritos legistas utilizam técnicas científicas na identificação de cadáveres

13 de fevereiro de 2022
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar


Há 13 minutos
Por Agência Amazonas

As identificações podem ocorrer através das digitais, da arcada dentária ou do DNA

FOTOS: Carlos Soares/SecomPouco conhecido pela população, O Instituto Médico Legal (IML) é responsável por duas condutas periciais pós morte: identificar a causa de uma morte e realizar o procedimento de identificação do cadáver. Esta identificação é feita a partir de métodos e técnicas de estudo que analisam características físicas como idade, sexo e raça.

Reconhecer e identificar o corpo são procedimentos distintos. O primeiro é feito por pessoas próximas da vítima, que a conheciam em vida. O segundo é realizado pelos peritos e obedece a ordem legal de identificação técnica.

A diretora do Departamento de polícia Técnico-Científica (DPTC), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), perita médica Margareth Vidal, explica que há três métodos, considerados os mais comuns, para a identificação de um corpo.

“A mais simples delas é a necropapiloscopia, onde é recolhida a digital do cadáver e realiza-se a comparação com prontuário civil. Também PODE ser feito através do prontuário odontológico, e por fim, através do exame de DNA”, esclarece a diretora.

O método realizado pela odontologia legal consiste no estudo do arco dentário. Neste caso, precisa haver a comparação com o prontuário odontológico que a pessoa possuía em vida, de todos os registros feitos pelo dentista que o acompanhava.

No caso do DNA, ocorre a coleta de amostra biológica do corpo durante a necropsia e é extraído um perfil genético dessa amostra que será comparada com a amostra doada por familiares da pessoa falecida. Quando há coincidência desses perfis, PODE-se afirmar o grau de parentesco.

Quando a pessoa é vítima de morte violenta (homicídio, suicídio, acidente ou morte suspeita de criminalidade), deve ser submetida ao exame necroscópico. É a medicina legal que determina a causa da morte e realiza procedimentos técnicos e científicos para a identificação do corpo.

Cadáveres em estado avançado de putrefação, que não podem ser identificados por esses métodos, e que não foram reconhecidos por familiares, são examinados pelo setor de Antropologia Forense. Nestes casos, a única maneira de identificar os restos mortais é através de métodos científicos para que, assim, possam ser liberados aos familiares.

De acordo com a diretora do DPTC, o tempo de conclusão do laudo depende muito do tipo de amostra (sangue, vísceras ou ossada) e do estado de conservação do corpo.

“Dentro da perícia, cada caso é visto individualmente, com suas particularidades. Talvez seja necessária uma atenção maior, e a compreensão da população e dos familiares é imprescindível. A perícia precisa de um tempo para concluir o seu trabalho de forma eficaz, pois a resposta daquela análise afeta a vida de muitas pessoas”, salienta.

Margareth ainda enfatiza que o trabalho pericial demanda tempo suficiente para análise, e não deve haver pressa na realização dos estudos forenses, caso o contrário alguns detalhes podem ser perdidos, prejudicando a conclusão do laudo e, consequentemente, a investigação em andamento.

Novos métodos – Com os avanços tecnológicos, os métodos utilizados pelos odontolegistas também ficaram mais atualizados. Em um desses métodos, a família leva fotos da pessoa em vida, com o sorriso aparecendo. A partir desse ponto, é realizado um delineamento digital das bordas incisais apresentadas na linha do sorriso, bem como características dentárias, podendo assim fazer a comparação com a arcada dentária do cadáver. Os antropólogos forenses também passaram a utilizar a radiografia de seios frontais para comparação.

Tags:AcidentesCriminalidadepoliciaSegurança Pública
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas

Convocação PSS SEDUC chama dois aprovados para atuação no interior com atendimento on-line e presencial em janeiro de 2026

Por administrador
Governo do Amazonas

Segurança pública do Amazonas registra queda nos homicídios e avanço em apreensões de drogas em 2025

Por administrador
Governo do Amazonas

Ipaam registra 6.433 atendimentos no Balcão do Cadastro Ambiental Rural em 2025 e amplia acesso à regularização ambiental no Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas abre inscrições para o Programa Centelha 3 Amazonas com apoio a 47 projetos e bolsas

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas realiza Sorteio Especial da Nota Fiscal Amazonense com R$ 154 mil em prêmios

Por administrador
Governo do Amazonas

Barezão 2026 tem abertura na Arena da Amazônia com Amazonas FC e São Raimundo e atividades na Vila Olímpica

Por administrador
Governo do Amazonas

Cachorro vítima de maus-tratos a animais é socorrido com corte no focinho e operado em Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Oficina em Manaus capacita profissionais para oferecer Implanon na atenção primária e beneficia 103 mulheres

Por administrador
Governo do Amazonas

Procon-AM divulga itens que escolas não podem exigir nas listas de material escolar

Por administrador
Governo do Amazonas

Prato Cheio promove palestras sobre alimentação e saúde mental em unidades do Amazonas ao longo de janeiro

Por administrador

Sine Amazonas oferece 111 vagas de emprego em Manaus com cadastro presencial e requisitos detalhados

Por administrador
Governo do Amazonas

Ouvidoria da SSP-AM registra 98,7% de resolutividade em 2025 com 47.322 atendimentos

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?