Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Governo do Amazonas > Pesquisa apoiada pelo Governo do Estado utiliza frutos amazônicos na produção de materiais com aplicações biomédicas
Governo do Amazonas

Pesquisa apoiada pelo Governo do Estado utiliza frutos amazônicos na produção de materiais com aplicações biomédicas

13 de maio de 2022
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar


Há 4 minutos
Por Agência Amazonas

Resultados preliminares apontam que nanoestruturas de prata obtidas por meio do extrato de tucumã apresentam atividade contra a bactéria Escherichia coli

FOTO: Acervo do pesquisador Gustavo Frigi PerottiExtratos de açaí, guaraná e tucumã são utilizados como matérias-primas na fabricação de insumos em nanoescala, com potencial para combater microrganismos que causam doenças infecciosas em seres humanos. O trabalho é desenvolvido pela pesquisa “Produção de nanopartículas de prata mediada por extratos vegetais da Amazônia” e, conta com o apoio do Governo do Estado, via Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e inovação tecnológica no Amazonas (Painter), edital 003/2020, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

De acordo com o coordenador da pesquisa e doutor em ciências, Gustavo Frigi Perotti, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campus de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus), o trabalho busca entender como os extratos destas frutas típicas da Amazônia podem atuar no processo de formação de nanoestruturas de prata que apresentam capacidade microbicida, ou seja, estruturas com potencial para combater bactérias e fungos.

“Nosso grupo de trabalho é focado especialmente na investigação do processo de formação das nanopartículas de prata (AgNPs) utilizando diferentes frutos. Vale ressaltar que isso é possível porque foram escolhidas espécies vegetais que reconhecidamente apresentam características antioxidantes, isto é, apresentam biomoléculas em sua composição química que são capazes de se sacrificar”, ressaltou o pesquisador, adiantando que a previsão para a conclusão do projeto seja em janeiro de 2023.

Ainda de acordo com o doutor, os resultados preliminares mostraram que nanoestruturas de prata obtidas por meio do extrato de tucumã apresentam atividade contra a bactéria Escherichia coli, empregada em ensaios microbiológicos.

FOTO: Acervo do pesquisador Gustavo Frigi Perotti“Deste modo, a pesquisa visa enaltecer as potencialidades de recursos Amazônicos. na área tecnológica de vanguarda no cenário nacional e internacional, como forma de trazer a atenção da comunidade científica para aplicações menos tradicionais dessas espécies, possibilitando a sua exploração em outras áreas de pesquisa e, principalmente, aliando práticas mais sustentáveis no contexto científico”, contou.

Grupo multidisciplinar

A equipe multidisciplinar que trabalha na pesquisa é formada por cientistas de diferentes áreas do Instituto de ciências Exatas e Tecnologia da UFAM, da Universidade Federal do Sergipe (UFS), do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Conforme relatou Gustavo Frigi Perotti, as avaliações do potencial microbiológico das amostras produzidas pela pesquisa também são conduzidas em parceria com pesquisadores da área de química, odontologia e farmácia da Universidade de Araraquara (Uniara), da Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA).

Papel da Fundação

Para o pesquisador, o apoio da Fapeam permite o necessário investimento em iniciativas científicas no interior do estado.

“A agência tem sido a principal parceira na viabilização dessas atividades de pesquisa. Através do financiamento de propostas que possuem foco no desenvolvimento científico regional, a Fapeam também permite a consolidação de grupos de pesquisa inseridos no interior do estado do Amazonas”, concluiu.

Painter

O Programa visa fomentar a interiorização de atividades de pesquisa aplicada e inovação tecnológica por meio de indução em áreas estratégicas, especialmente a bioeconomia, para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Estado do Amazonas com a finalidade de aplicação de seus resultados na resolutividade e minoração de problemas específicos dos municípios do interior do Estado.

Tags:Estado do AmazonasitacoatiaraManaus
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima entrega cadeiras de rodas e anuncia ações para o setor primário em Caapiranga

Por administrador
Governo do Amazonas

Telessaúde amplia atendimento no Amazonas e Caapiranga recebe duas telessalas do Saúde AM Digital e amplia acesso a consultas especializadas

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas vistoria obras da estrada do Membeca e inaugura iluminação de LED em Caapiranga

Por administrador
Governo do Amazonas

Processo seletivo Pecit da Polícia Militar do Amazonas abre 44 vagas para creches em Manaus até 21 de janeiro

Por administrador
Governo do Amazonas

Ganhador do sorteio da Nota Fiscal Amazonense recebe R$ 50 mil e anuncia doação ao Gacc para apoiar crianças

Por administrador
Governo do Amazonas

Campeonato Amazonense terá jogos no Ismael Benigno e Carlos Zamith e Vila Olímpica oferece atividades comunitárias no fim de semana

Por administrador
Governo do Amazonas

Capacitação apresenta protocolo Não é Não para eventos de Carnaval no Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

Secretaria do Amazonas anuncia 688 bolsas do Bolsa Mais Professores de R$ 2.100 para docentes da rede estadual

Por administrador
Governo do Amazonas

Concurso público do Ipaam abre inscrições para 140 vagas com provas em março de 2026

Por administrador
Governo do Amazonas

Capacitação em saúde mental reforça acolhimento e amplia segurança no atendimento do Centro de Saúde Mental do Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

Capacitação em hemorragia pós-parto atualiza equipes do IMDL e SES-AM no Complexo Hospitalar Sul

Por administrador
Governo do Amazonas

Mestrado em hematologia do Hemoam recebe Nota 4 da Capes e abre caminho para doutorado

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?