O Projeto de Lei nº 020/2022, de autoria da vereadora Glória Carratte (PL), que institui a Semana Municipal do Empoderamento das Meninas e das Adolescentes, no Calendário Oficial da Cidade, teve parecer favorável da 3ª Comissão aprovado durante a deliberação de projetos na Ordem do Dia desta segunda-feira (21/11), no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM). O PL vai à 18ª Comissão de Defesa e proteção dos Direitos da Mulher.
Um dos objetivos do PL é estimular a realização de eventos que busquem fomentar ações socioeducativas e preventivas referentes aos direitos das meninas e das adolescentes, bem como reconhecer a necessidade de se ampliar as estratégias para eliminar as desigualdades sociais no município de Manaus, relacionadas à temática.
O empoderamento de meninas faz parte dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), definidos em 2015, que visam orientar políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional para assegurar o pleno desenvolvimento de milhões de meninas ao redor do mundo.
“Quando as garotas adolescentes são empoderadas e têm acesso a uma educação integral, o ciclo da pobreza se quebra. Profissionalizadas, elas casam mais tarde, cuidam melhor da sua saúde e da instrução dos filhos e assim todos ganham com esse processo”.
Texto e foto: Evelyn Souza – Assessoria de Comunicação da vereadora