A proposta visa conscientizar e promover diversas ações sobre o cuidado e a conscientização da população acerca da reutilização, do descarte e da manipulação do lixo eletrônico, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas), e demais órgãos da Prefeitura de Manaus.O plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou na sessão desta segunda-feira (10/10), por unanimidade, o projeto de Lei 568/2021 que pretende incluir no calendário oficial de eventos da cidade de Manaus, a Semana de Conscientização sobre o Lixo Eletrônico no município de Manaus, a ser realizada anualmente na terceira semana do mês de outubro.
Com avanços em relação aos resíduos oriundos vem crescendo de maneira monumental nos últimos anos, as substâncias tóxicas e químicas liberadas pelo lixo eletrônico, como mercúrio, cádmio, chumbo e alumínio, penetram no solo e nos lençóis freáticos contaminando, plantas e animais por meio da água, podendo chegar na população através da ingestão dos produtos.
O lixo eletrônico envolve aparelhos alimentados por eletricidade, sejam os ligados diretamente na tomada ou que usam baterias e pilhas, assim como seus componentes, como periféricos e peças de PC, cartões de memória, fontes de energia, como baterias e pilhas, que chegaram ao fim da vida útil, seja por quebra, defeito ou defasagem, também se encaixam no perfil. Além das possíveis contaminações de solo e água com o descarte incorreto, também há um grande desperdício, porque os materiais podem ser reutilizados em diferentes indústrias, evitando a extração de matérias-primas virgens.
Texto: Rick Olliver – Assessoria de ComunicaçãoFoto: Robervaldo Rocha – Dicom/CMM
“Esse PL tem como objetivo conscientizar a população do perigo de depositar o lixo eletrônico em qualquer lugar. Pois ele é extremamente contaminante, com riscos diretos para a saúde humana e para o meio ambiente”, comentou o vereador Marcio Tavares.