FOTO: Divulgação/PMAMUma das ações do Amazonas Mais Seguro, do Governo do Estado, o programa Comunidade Mais Segura realizou, de fevereiro até o início de março, 26 atividades, entre reuniões, palestras, visitas e formaturas, em diversos bairros e zonas de Manaus. A iniciativa tem como objetivo aproximar a população das forças de segurança do Estado, por meio da integração de diversos órgãos, incluindo a Polícia Militar, visando a melhoria na prestação dos serviços públicos e na qualidade de vida, gerando mais segurança e bem-estar social para a população.
Há 13 minutos
Por Agência Amazonas
Iniciativa já promoveu 26 ações, visando aproximar a população das forças de segurança do Estado na busca por melhorias
Só nos 10 primeiros dias de março, a PMAM esteve nos bairros Mauazinho, Ramal do Brasileirinho, Armando Mendes, Compensa, Aleixo, São Raimundo, Flores, São Lázaro e outros.
O trabalho envolveu, até o momento, das 30 Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms), o que significa que todas as zonas da cidade já foram envolvidas no programa. As atividades contaram com a presença e participação de 337 comunitários.
Ações
A primeira reunião da ação foi realizada no dia 15 de fevereiro, na Escola Estadual Estelita Tapajós, localizada no bairro Educandos, zona sul de Manaus. Estiveram presentes no encontro representantes de outros sete bairros da mesma zona. A comunidade marcou presença na reunião, apontando as principais necessidades da região.
Para o comandante-geral da PMAM, coronel Vinícius Almeida, a parceria entre a Polícia e a comunidade é fundamental. “Estaremos unidos nas reuniões para contribuir com a promoção da segurança pública. Esses encontros devem acontecer periodicamente em todas as zonas da capital, conforme a Unidade Gestora de Integração”, disse o comandante-geral.
No dia 22 de fevereiro, o Comando da Polícia realizou a capacitação dos oficiais para a implementação do programa no auditório do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), na avenida Codajás, Petrópolis, zona sul de Manaus. O encontro contou com a presença dos Comandantes do Comando do Policiamento Metropolitano (CPM), Comando de Policiamento Área (CPA) e das Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms).
“O Governo do Amazonas e a PMAM estão aqui para ajudar. Contamos com a sociedade para que venha às reuniões. Ouvir as demandas e buscar soluções serão constantes nesse processo para termos um Amazonas mais seguro”, disse o tenente-coronel Márcio Leite, coordenador do programa.
Tecnologia
Para auxiliar o programa, foi desenvolvida uma ferramenta tecnológica de georreferenciamento interna que permite mapear todos os problemas informados pelos comunitários, com dados e imagens da denúncia. Com isso, o aplicativo vai permitir que o poder público tome conhecimento e busque soluções para as demandas de maneira mais ágil.
O bairro Jorge Teixeira, na zona leste, recebeu, no dia 25 de fevereiro, as equipes do COM, CPA Leste e da 30ª Cicom para uma reunião que discutiu questões relevantes relativas à Segurança Pública, objetivando a redução dos índices criminais nas proximidades. Na ocasião, foram explanadas a perspectiva do programa e a importância de todos os comunitários participarem.