Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Governo do Amazonas > Polícia Civil do Amazonas alerta população sobre golpe do falso presente condicionado a taxa de entrega
Governo do Amazonas

Polícia Civil do Amazonas alerta população sobre golpe do falso presente condicionado a taxa de entrega

4 de junho de 2022
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar


Há 6 minutos
Por Agência Amazonas

Infratores induzem vítimas a pagarem uma taxa de entrega para receber a lembrança, supostamente, enviada por uma determinada loja

FOTO: Mayara Viana/PC-AM.O pagamento de taxas de entregas para receber presentes ou brindes de empresas que o consumidor tenha uma relação, é objeto de golpes. Em razão disso, a polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon), orienta como evitar esse tipo de situação, que surge em momentos oportunos e alerta para que os consumidores estejam sempre atentos.

O delegado Eduardo Paixão, titular da unidade especializada, esclareceu que, para cometer o crime, os infratores vão até à residência das vítimas e informam a elas que ganharam um presente de cortesia de uma determinada loja, e, para obter a lembrança, é necessário efetuar o pagamento de uma taxa de entrega.

“Eles induzem as vítimas ao erro. Os supostos entregadores vão até à casa da vítima, e, ao chegar lá, falam que tem um presente cortesia de uma empresa e somente a taxa de entrega precisa ser paga. O consumidor logo fica surpreso, porém, como o valor da taxa é pequeno, ele não se nega a pagar”, explicou o delegado.

O titular esclareceu que o golpe acontece na hora de realizar o pagamento da taxa. Os infratores passam o cartão da vítima em uma maquineta, como se fosse algo real, porém, o visor acusa que o pagamento foi recusado, ocasião em que há uma nova tentativa.

“Como não foi possível realizar o pagamento, eles informam para o cliente que vai deixar o presente, mas é necessário ir até a loja pagar a taxa. Posteriormente, a vítima constata que o cartão está bloqueado e com várias compras em valores altos, pois, ao contrário do que acusava na maquineta, as tentativas de pagamentos foram aprovadas”, disse Paixão.

A autoridade policial falou, ainda, que as vítimas procuram a referida loja que supostamente enviou o presente, e, ao chegar no estabelecimento, são surpreendidas. As lojas não sabem informar do que se trata e alegam que não solicitaram nenhuma entrega para o endereço e nem pessoa informada.

Prevenção

Eduardo ressaltou que as pessoas devem sempre solicitar o comprovante no ato do pagamento, jamais receber entregadores antes de ligar, confirmar com a loja em questão e se atentar no valor que está sendo cobrado antes de digitar a senha ou aproximar o cartão.

“Se achar a ação suspeita, tire uma foto do suposto infrator, ligue para as empresas e confirme, ou ligue para polícia imediatamente, colaborando para um trabalho efetivo dos policiais”, ressaltou Paixão.

A autoridade policial enfatizou que os policiais civis estão empenhados no combate aos crimes de estelionato no Estado do Amazonas.

“A Decon possui uma REDE de enfrentamento a esse tipo de crime, oferecendo o apoio e investigação dos casos, para que as vítimas não se sintam desamparadas”, falou.

Registro de Ocorrência

O delegado reforçou, também, que o consumidor afetado por esse golpe PODE comparecer à Decon, trazendo o máximo de provas, mensagens, áudios, fotos, imagens de câmeras de monitoramento e comprovantes do pagamento indevido, para que as equipes policiais tenham êxito em punir criminalmente os responsáveis. Para recuperar o prejuízo financeiro, a vítima deve demandar na justiça Cível.

“A partir do momento em que é feito um pagamento de forma indevida, temos a preocupação na punição criminal, mas cabe à pessoa vitimada demandar na justiça civil para recuperação do prejuízo financeiro”, afirma Paixão.

As denúncias podem ser realizadas pelo número 181, o disque-denúncia da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), ou pela delegacia Virtual (Devir), pelo endereço eletrônico https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/. Podem ainda ser formalizadas na Decon, situada na rua Desembargador Felismino Soares, 155, bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul da capital.

MATERIAL EM VÍDEO

Conteúdo: Sonora do delegado Eduardo Paixão, titular Decon.Link: https://we.tl/t-7UXaZWKtnN

Tags:DenúnciasEstado do AmazonaspoliciaPolícia CivilSegurança Pública
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas amplia Auxílio Estadual Permanente e entrega 1.600 cartões a famílias no Médio Solimões

Por administrador
Governo do Amazonas

Barco Hospital São João XXIII inicia 21ª expedição e atende Urucurituba até 26 de novembro com serviços médicos

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo Presente oferece consultas presenciais e por telessaúde no Ceti de Manaus neste sábado

Por administrador
Governo do Amazonas

Mutirão de cirurgias dermatológicas do Amazonas inicia ação para reduzir espera por procedimentos de câncer de pele

Por administrador
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima realiza entregas no Médio Solimões com doações e investimentos a Japurá, Alvarães e Tefé

Por administrador
Governo do Amazonas

Estreia do espetáculo Aquelas que me habitam questiona força e apagamento das mulheres amazônicas

Por administrador
Governo do Amazonas

Amazonas lidera apreensão de maconha na Amazônia após instalação de bases fluviais integradas e amplia ações de segurança

Por administrador
Governo do Amazonas

Circuito Reggae Amazonas celebra Dia da Consciência Negra com shows e feirinha criativa em Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Comitiva do Idam apresenta experiências de assistência técnica e extensão rural durante a COP30 em Belém-PA

Por administrador
Governo do Amazonas

FVS-RCP orienta 62 municípios do Amazonas sobre vigilância e controle das arboviroses no período sazonal

Por administrador
Governo do Amazonas

CBMAM e Associação Comercial do Amazonas firmam parceria para formação de brigadistas e ampliar segurança em estabelecimentos comerciais

Por administrador
Governo do Amazonas

Prosai Parintins recebe visita técnica de estudantes da UEA para acompanhar obras e ações socioambientais

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?