Secretaria de Segurança Pública fechou acordo com o instituto para realização do Censo 2022, que começa no dia 1° de agosto
MANAUS – A SSP-AM (Secretaria de Segurança Pública do Amazonas) fechou acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para garantir a integridade de agentes que realizarão a pesquisa do Censo Demográfico 2022 em áreas de risco na capital e no interior do Estado.
As ações serão coordenadas pela Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada.
O trabalho de campo do IBGE começa a ser realizado em todo o Brasil a partir do dia 1º de agosto.
Durante a reunião, que ocorreu no CICC (Centro Integrado de Comando e Controle) ne (CICC) na tarde de segunda-feira (16), ficou decidido que unidades policiais vão acompanhar os agentes do IBGE na capital e no interior do Amazonas, principalmente no acesso “às áreas sensíveis, com mancha criminal” e durante o deslocamento fluvial dos agentes.
O que a SSP-AM chama de “áreas sensíveis, com mancha criminal” são conhecidas como áreas de risco sob domínio de organizações criminosas. Nessas áreas, pessoas desconhecidas são abordadas por criminosos e muitas vezes impedidas de entrar nas comunidades.
A Secretaria de Segurança também prestará apoio nos deslocamentos pelos rios do Amazonas para que os agentes possam chegar nas comunidades rurais com segurança, principalmente nos municípios do interior do Estado.