Por Agência Amazonas
Pacientes tiveram orientação sobre cuidados, prevenção e combate à doença, e foram alertados para importância do diagnóstico precoce
FOTO: Divulgação/SES-AMDê o play e ouça esta matéria
Fisioterapeutas do Centro Especializado em Reabilitação (CER) tipo IV, da Policlínica Codajás, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizaram nesta quinta-feira (17/11) uma ação de orientação a pacientes da unidade de saúde, enfocando cuidados, prevenção e importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Além das orientações, os profissionais da saúde entregaram panfletos informativos e laços na cor da campanha Novembro Azul.
A coordenadora de fisioterapia do CER IV, fisioterapeuta Thaís Vignola, explica que ações como estas são promovidas mensalmente para alertar a população. “Sabemos que o câncer de próstata já corresponde 75% dos casos no mundo em homens a partir de 65 anos. Hoje nosso foco não foram apenas os homens, as mulheres também participaram, para que possam levar as orientações para os seus maridos e filhos”, ressaltou.
O evento faz alusão ao Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, celebrado nesta quinta-feira (17/11) e que deu origem ao movimento Novembro Azul em 2003, na Austrália. O Novembro Azul tem por objetivo chamar atenção de toda a população sobre o diagnóstico precoce de doenças que atingem pessoas do sexo masculino.
O auxiliar administrativo José La Rosa, de 51 anos, que realiza fisioterapia semanalmente na Policlínica Codajás, relatou que é um privilégio para ele receber orientações sobre a doença. “São informações importantes, porque sabemos que o câncer é algo perigoso. Quanto antes o diagnóstico, mais fácil de reverter a situação”, relatou.
Entre os sinais de alerta, que precisam ser observados pelos homens, estão a dor ou ardência ao urinar, sangue na urina, jato de urina fraco ou urinar demais.
FOTO: Divulgação/SES-AMConsulta com urologista
Na Policlínica Codajás, pacientes mensalmente encaminhados via Sistema de Regulação são atendidos com especialistas em urologia.
Para ter este atendimento, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) pode se consultar na Unidade Básica de Saúde (UBS’s) de seu bairro ou região, e solicitar do médico clínico geral um encaminhamento para o especialista. O usuário pode ainda receber o atendimento participando dos mutirões em saúde promovidos pela SES-AM.