“Faremos uma comemoração pública dessas importantes conquistas da comunidade acadêmica da Ufam”, declarou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Selma Baçal
Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) obteve êxito na Avaliação Quadrienal 2017-2020 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
De acordo com o resultado preliminar da Avaliação, dos Programas de Pós-graduação (PPG’s) da Ufam, o único PPG que possuía nota 5 (Programa de Pós-graduação em Informática/PPGI) ascendeu à nota 6 e dez PPG’s que eram nota 3 ascenderam à nota 4, a saber: PPG – Educação; PPG- Ciência Animal e Recursos Pesqueiros; PPG- Ciências Florestais; PPG- Sociedade e Cultura da Amazônia; PPG – Serviço Social; PPG- Odontologia; PPG- Psicologia; PPG – Design; PPG- Ciência e Tecnologia de Materiais e PPG – Ensino de Ciências e Humanidades (IEAA).
Destaque PPGI
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Ufam, professora Selma Baçal comemora o resultado institucional de êxito. “Foram 34 PPG’s avaliados. Desse total, tínhamos 01 PPG nota 5, 12 PPGs nota 4, 21 PPGs nota 3 e 01 PPG – A. Com o resultado preliminar que recebemos, passamos a ter 01 PPG nota 6 – PPG Informática e 22 PPGs nota 4. É interessante destacar que nenhum PPG nota 4 caiu de nota, 09 PPGs mantiveram a nota 3 e 01 PPG – A foi aprovado. O impacto dessa avaliação nos indicadores é excelente para a Pós-graduação e faz muita diferença nos indicadores da Ufam. Parabéns ao PPGI por ser o primeiro programa na área de informática das regiões Norte, Centro-oeste e Nordeste (dividindo com Pernambuco) a conquistar essa nota 6, pois só a região Sudeste possuía tal conceito”, afirmou a pró-reitora.
Primeiro doutorado no interior do Amazonas
A pró-reitora aproveitou também para anunciar que a Ufam apresentará à Capes a proposta do primeiro doutorado do interior do Amazonas. “Será o doutorado em Ensino de Ciências, a ser ministrado no Instituto de Educação, Agricultura e Meio Ambiente (IEAA), unidade acadêmica da Ufam no município de Humaitá. No momento, está em fase de elaboração, mas será apresentado à Capes ainda em 2022”, destacou a gestora.