Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Prefeitura de Manaus > Prefeitura cria Comissão Especial para construir Plano de Alinhamento e Passeio
Prefeitura de Manaus

Prefeitura cria Comissão Especial para construir Plano de Alinhamento e Passeio

20 de abril de 2022
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

 A Comissão Especial de Acompanhamento e Elaboração do Plano de Alinhamento e Passeio, instituída pelo decreto municipal nº 5.292/2022, é um passo para a construção de uma importante legislação e licenciamento urbano e ambiental para a capital. O decreto, assinado pelo prefeito de Manaus, David Almeida, e publicado na edição nº 5.326, do Diário Oficial do Município (DOM), desta terça-feira, 19/4, vincula a comissão ao Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), que desde fevereiro de 2021 realiza diversas ações para construir o documento, que será uma das ferramentas do Plano Diretor de Manaus.
O Implurb tem a coordenação do grupo de trabalho que será composto ainda por representantes da Casa Civil; Procuradoria Geral do Município (PGM); secretarias municipais de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef); de infraestrutura (Seminf); e Instituto Municipal de mobilidade urbana (IMMU), com seus respectivos titulares e suplentes.

O plano terá sua construção com base legal e conforme previsto na lei complementar nº 002/2014, o Plano Diretor, segundo os artigos 126 e 127: “Do Plano de Alinhamento e Passeio”.
O coordenador-geral da comissão é o vice-presidente do Implurb, o arquiteto e urbanista Claudemir Andrade. Considerado de serviço público relevante, o grupo não tem remuneração, tendo vigência de 12 meses, prorrogáveis por igual período.
Para o vice-presidente do instituto, o plano é inserido como setorial e urbanístico dentro da legislação e precisa ser regulamentado, ampliando a segurança jurídica e auxiliando a sociedade, além da própria dinâmica de crescimento e ordenamento.
“Além dos grupos de expertise técnica, o uso de ferramentas tecnológicas serão fundamentais para a realização dos projetos, para construir mapeamentos hidrográficos e de logradouros públicos, utilizando aerofotogrametria e imagens com resolução a laser 3D, com maior precisão de dados. Será possível fazer levantamento para auxiliar nos licenciamentos na capital. O prefeito David Almeida sinalizou para tomar as diretrizes e fazer os levantamentos necessários para a composição do plano”, disse Claudemir.
“O plano está previsto desde 2002, quando tivemos a primeira edição do Plano Diretor de Manaus. Nestes 20 anos está pendente de regulamentação e colocamos como meta pela importância que tem. Hoje existem ferramentas tecnológicas que vão facilitar e ampliar o mapeamento, inclusive com sobrevoos, permitindo que possamos identificar as diversas situações na cidade, de áreas preservadas, de ocupações com habitações irregulares e as que estão totalmente cobertas com edificações, antropizadas”, explicou.
Regulamento
“Os passivos existentes em Manaus são grandes e onerosos, e corrigir tudo não é fácil, mas tendo um plano ampliado para disciplinar e propor novos caminhos, ajudará a fazer o resgate do que não está conforme e orientar empreendimentos, empresários e cidadãos”, observou Andrade.
O objetivo do trabalho é buscar normatizar e disciplinar as calçadas e logradouros quanto ao uso, respeito à mobilidade e acessibilidade. Para este trabalho também será necessário atuar com mudança de paradigma do que é a relação entre o público e o privado, que se confunde bastante nas calçadas.
“É preciso olhar para as calçadas, nossos passeios e logradouros públicos para mudar a cara da cidade, dela ser mais democrática e menos restritiva no ir e vir das pessoas. E precisamos da colaboração da sociedade, empresas, empreendedores e de quem quiser somar para buscar padrões de qualidade e de dignidade aos pedestres”, afirmou.
O Plano de Alinhamento e Passeios deverá conter recomendações para as intervenções públicas, limites, áreas passíveis de regularização e as variáveis que interferem no planejamento urbano.
A lei complementar nº 002/2014 prevê instrumentos complementares ao Plano Diretor. No artigo 126 apresenta o Plano de Alinhamento e Passeio como instrumento básico do ordenamento da REDE de logradouros públicos, com a finalidade de reservar áreas para a circulação urbana e promover melhorias na acessibilidade urbana.
Legislação
— — —
São componentes do Plano de Alinhamento e Passeio a definição do alinhamento dos logradouros públicos, com a indicação da previsão de alargamento em logradouros públicos existentes e de abertura de logradouros públicos para integração da malha viária urbana; o dimensionamento das calçadas e de outros elementos dos logradouros públicos onde couber; as diretrizes gerais para a implantação de mobiliário urbano, inclusive engenhos de publicidade.
Foto – Divulgação / Implurb
Texto – Cláudia do Valle / ImplurbThe post Prefeitura cria Comissão Especial para construir Plano de Alinhamento e Passeio appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

Tags:David AlmeidaManausPrefeitura Municipal de Manaus
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus regista 8 ocorrências durante as chuvas desta segunda-feira

Por administrador
ManausPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus reforça estoque da Seminf para dar continuidade às obras de infraestrutura

Por administrador
ManausPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus alerta para risco de alagamento e deslizamento de terra durante chuvas nesta segunda-feira

Por administrador
ManausPrefeitura de Manaus

Fiscalização eletrônica é reforçada para reduzir sinistros e salvar vidas no trânsito de Manaus

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Defesa Civil Manaus alerta para chuvas intensas com ventos e raios e mantém equipes em prontidão até 31/01

Por Redação Amazonas Virtual
Prefeitura de Manaus

Manaus Previdência alerta aposentados e pensionistas sobre golpes por telefone e detalha recadastramento seguro

Por Redação Amazonas Virtual
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus promove oficina para qualificar a saúde bucal de idosos atendidos pela FDT

Por Redação Amazonas Virtual
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza intervenção emergencial na avenida Djalma Batista para conter fuga de material e reparar trecho afetado

Por Redação Amazonas Virtual
Prefeitura de Manaus

Guarda Municipal de Manaus detém suspeito por furtos de celulares na avenida Constantino Nery e apreende aparelho durante patrulhamento

Por Redação Amazonas Virtual
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus inicia Escola de Transporte Inclusivo para qualificar atendimento a idosos e pessoas com deficiência no transporte público

Por Redação Amazonas Virtual
Prefeitura de Manaus

Prefeito em exercício libera R$ 52 milhões para bonificação Semed Manaus a 17,7 mil servidores

Por Redação Amazonas Virtual
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza recuperação asfáltica na rua Formosa e melhora mobilidade no bairro Flores

Por Redação Amazonas Virtual
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?