Prefeitura de Manaus avança em implantação de extensa rede de drenagem no bairro Grande Vitória
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), atua em obra emergencial na avenida Cruzeiro, no bairro Grande Vitória, zona Leste da cidade, com a implantação de uma rede de drenagem com 300 metros de extensão.
O engenheiro Édson Júnior, responsável pela obra, aponta que, nesta fase, os serviços são feitos com cautela, em parceria com a empresa Águas de Manaus, por conta da existência de tubulações de água na via.
No local, dez casas foram atingidas por uma erosão causada com o rompimento de uma antiga tubulação, sem manutenção há pelo menos 20 anos. De forma imediata e preventiva, trabalhadores iniciaram as obras de contenção, utilizando máquinas escavadeiras e retroescavadeiras. Uma equipe com 20 servidores da Seminf atua no local, trocando toda a tubulação para levar segurança a todos.
O rompimento da antiga rede de drenagem provocou erosões e alagamentos na via. Cuidadosamente, as equipes da prefeitura fazem as escavações e o assentamento das novas manilhas em concreto, para solucionar de vez o problema no local.
“Estamos realizando um estudo junto à empresa Águas de Manaus porque nessa via existem duas adutoras, por onde a atual rede de drenagem deve passar. Estamos verificando junto à empresa a melhor forma para a implantação dessa tubulação, sem que haja prejuízos à distribuição de água aos moradores”, afirmou o engenheiro.
No local, vivem mais de cem famílias, que sofriam, principalmente, em dias de fortes chuvas. Além dos alagamentos, o rompimento da antiga rede de drenagem danificou muros, calçadas e garagens das residências. Após a implantação da nova tubulação, as equipes da Prefeitura de Manaus farão os serviços de drenagem superficial, para a recuperação de calçadas, meio-fio, sarjeta, além dos muros danificados. O trabalho deve ser finalizado nas próximas semanas, com aplicação de asfalto em toda a extensão da via.
A rede de drenagem que totaliza 300 metros de extensão, já foi recomposta em 200 metros, com a implantação das novas tubulações com 800 milímetros, cada. Três novas caixas de passagem foram implantadas para dar vazão ao fluxo das águas pluviais, facilitando também futuras manutenções, sem a necessidade de danificar a via.
Texto – Mariana Rocha / Seminf
— — —
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAhqwK
Fotos – Divulgação / Seminf
Notícias relacionadas