Como forma de reconhecer e honrar a memória dos padres e diáconos por toda a dedicação em vida à capital amazonense, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), em parceria com a Arquidiocese de Manaus, entregou, nesta quinta-feira, 17/3, o mausoléu da Igreja Católica, no cemitério Nossa Senhora Aparecida, localizado no bairro Tarumã, zona Oeste. A solenidade contou com a presença do arcebispo de Manaus, dom Leonardo Steiner, que realizou a missa e a procissão no campo-santo.
O mausoléu foi projetado pelos garis e construído pelos coveiros da Semulsp. No total, foram criadas oito gavetas e 33 ossários, sendo considerado um monumento para visitação.
“O prefeito David Almeida é muito amigo da Igreja Católica e ele tem uma devoção muito grande pelo trabalho social que os padres realizam e realizaram. E coube a ele a missão de erguer este mausoléu, que passa a ser não apenas da igreja, mas um patrimônio da cidade de Manaus, porque a arquitetura dele é muito linda”, destacou.
De acordo com o secretário da Semulsp, Sabá Reis, o espaço atende a solicitação da Arquidiocese e servirá para homenagear os religiosos que foram responsáveis pelo desenvolvimento da capital.
“Muitos padres morreram sem ter um familiar aqui, agora eles terão sua morada eterna de forma digna, porque tudo aqui foi feito com muito carinho. E é isso que as pessoas esperam do David Almeida, um prefeito que zela pelo ser humano”, declarou.
Reis também adiantou que será feito o translado dos restos mortais de dois padres, que estão em outros cemitérios, para o mausoléu.
Parceria
O arcebispo de Manaus destacou que faz um bom tempo que os padres observaram a necessidade de ter um local para enterrar os religiosos. “Graças a Deus, hoje temos este mausoléu que tanto os padres sonhavam e este é o local que desejamos deixar os corpos dos nossos padres, mas é um lugar também de memória, isso é muito importante”, pontuou.
A recuperação foi acertada também em fevereiro deste ano com o arcebispo de Manaus, dom Leonardo Steiner; o padre Danival Lopes; o secretário municipal de Limpeza Urbana, Sabá Reis; e o secretário estadual de Cultura, Marcos Apolo.
Em fevereiro deste ano, a Semulsp, em parceria com o governo do Amazonas, realizou a limpeza da antiga cadeia pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, no Centro. O espaço deverá ser transformado em um centro de serviços sociais gerenciado pela Arquidiocese de Manaus.
Texto – Rebeca Mota/ Semulsp
— — —
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjzG9wz
Fotos – Altemar Alcântara / SemcomThe post Prefeitura entrega mausoléu da Igreja Católica em homenagem aos padres de Manaus appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.