Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Manaus > Prefeitura se reúne com Creci-AM para apoio na despoluição visual de publicidade em postes e árvores
ManausPrefeitura de Manaus

Prefeitura se reúne com Creci-AM para apoio na despoluição visual de publicidade em postes e árvores

1 de novembro de 2022
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

Ampliando o apoio institucional às campanhas educativas e de melhoria urbana, a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), se reuniu, nesta terça-feira, 1º/11, com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-AM), para que a entidade possa orientar profissionais da área a não usarem os postes como elementos para publicidade de venda e aluguel de propriedades.

O vice-presidente do Implurb, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade, esteve reunido com o diretor-presidente do Creci, Paulo Júnior, tratando de conscientização da categoria para evitar publicidade irregular de venda e anúncio de imóveis usando locais inadequados e até mesmo proibidos.

Desde outubro, a Prefeitura de Manaus retomou ações diárias para reduzir a poluição visual na capital, fazendo a retirada de faixas, banners e engenhos publicitários em locais de uso proibido ou irregulares, conforme prevê o Plano Diretor da cidade. Os trabalhos contam com ação integrada do instituto e da Secretaria Municipal de limpeza urbana (Semulsp).

“Seguindo orientação do prefeito David Almeida estamos mobilizando as categorias e profissionais liberais para essa intervenção, visando o aspecto visual da cidade, para reduzir a poluição de publicidade, com anúncios pendurados em postes, passarelas e árvores, o que é impossível de ser regularizado”, frisou Claudemir Andrade.

A poluição visual teve aumento mais significativo neste período de pós-pandemia da Covid-19, com a retomada de grandes obras de construção de residenciais e de habitação, sendo uma grande parte de banners e faixas, anúncios de venda e aluguel de habitacionais.

“Há uma orientação para que os agentes da Semulsp, sempre que estiverem realizando serviços de capinagem, varrição e os mutirões de limpeza diários, possam fazer essa retirada dos postes e das áreas irregulares. Vamos seguir com operações integradas como força-tarefa. Manaus merece estar mais limpa e bonita, e a população PODE e deve auxiliar neste trabalho”, comentou Andrade.

Galhardetes, placas, cavaletes, faixas, banners, barras de ferro, pneus, lambe-lambe e uma série de itens serão removidos de diversos bairros nas zonas da capital.

É proibido, por exemplo, instalar engenhos em leitos dos rios, igarapés, praias; postes de iluminação pública ou REDE de telefonia, faixas ou placas acopladas à sinalização de trânsito; obras públicas, como pontes, viadutos, passarelas, além de estátuas, esculturas, monumentos e bancos em logradouros e similares; no passeio público, salvo quando os mobiliários urbanos são regularizáveis e não prejudiquem a mobilidade urbana, mantendo-se livre o mínimo de 1,5 metro de passeio, inclusive no espaço aéreo, entre outros.

Os cavaletes, em geral, descumprem este último item, porque são colocados nas calçadas e não são, dessa forma, passíveis de regularização, podendo ser apreendidos imediatamente.

Plano Diretor

O Plano Diretor de Manaus, no Código de Posturas (Lei 005/2014), prevê aplicação de infração para a irregularidade, que PODE variar de 4 UFMs (Unidade Fiscal do Município). A UFM, hoje, está cotada a R$ 127,17. No caso de reincidência, a multa é dobrada.

A regulamentação dos engenhos é prevista no Plano Diretor, no Código de Posturas de Manaus (Lei 005/2014), que define quais tipos de publicidade podem ser regularizadas e lista os tipos e locais expressamente proibidos de instalação.

Não são considerados engenhos, garantido o limite máximo de 2 metros quadrados: placa de identificação da atividade do estabelecimento, quando fixada na fachada do imóvel, sem logotipo, marca, telefone, serviços prestados e outros; as denominações de prédios e condomínios; as mensagens obrigatórias por legislação federal, estadual ou municipal; banners ou pôsteres indicativos de eventos culturais na própria edificação, para museu ou teatro, desde que não ultrapassem 10% da área total de todas as fachadas.

Os licenciamentos de engenhos são feitos pela Gerência de Engenhos Publicitários (GEP), no Implurb.

Fiscalização

Denúncias sobre obras irregulares e afins são atendidas pelo número do Disque Ordem, o 161, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, exceto feriados e pontos facultativos e, por e-mail, para o diskordem.Implurb@pmm.am.gov.br.
Texto – Cláudia do Valle / Implurb
— — —

Fotos – Altemar Alcântara / Semcom e DivulgaçãoThe post Prefeitura se reúne com Creci-AM para apoio na despoluição visual de publicidade em postes e árvores appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

Tags:David AlmeidaDenúnciasfiscalizaçãoManausmanchetePrefeitura de ManausPrefeitura Municipal de Manaus
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus diz que vandalismo interrompeu funcionamento da roda-gigante em Ponta Negra e detalha situação da energia

Por Redação Amazonas Virtual
Prefeitura de Manaus

Manaus em estado de atenção por chuvas intensas, ventos e raios até 22/11

Por Redação Amazonas Virtual
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza intervenção emergencial na drenagem profunda da rua Araxá após vazamento

Por Redação Amazonas Virtual
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza desobstrução das caixas coletoras na avenida Samaúma para reduzir alagamentos

Por Redação Amazonas Virtual
Prefeitura de Manaus

Manaus realiza manutenção da rede de drenagem profunda na rua Kakatoa após obstrução por lixo e inicia troca de tubos

Por Redação Amazonas Virtual
Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida fiscaliza obras em Manaus em 21/11 e apresenta avanços em mobilidade e moradia

Por Redação Amazonas Virtual
ManausPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus tem alta de 25% em processos analisados pelo Implurb

Por administrador
ManausPrefeitura de Manaus

Ação integrada entre Guarda Municipal e Polícia Federal resulta na prisão de foragido

Por administrador
ManausPrefeitura de Manaus

Prefeitura reforça linhas de ônibus para atender o complexo turístico Ponta Negra

Por administrador
ManausPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus anuncia selecionados para o treinamento ‘Tráfego Pago na Prática’

Por administrador
ManausPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus informa que serviço 0800 do Programa SOS Vida está inoperante

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Licenciamento urbano em Manaus registra aumento nas análises do Diap e Implurb até outubro

Por Redação Amazonas Virtual
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?