Até o final do mês de julho, 106 novas lentes deverão funcionar na capital, que atualmente conta com 53 câmeras
A Prefeitura de Manaus começou a instalar uma nova remessa de câmeras de monitoramento na cidade. Até o final do mês de julho, 106 novas lentes deverão funcionar na capital. Com os novos equipamentos, o município triplica o número de câmeras nas ruas.
A central de monitoramento de Manaus funciona no Centro de Cooperação da Cidade, na Avenida Umberto Calderaro, Parque 10 de Novembro, e atua hoje com 53 câmeras. O prédio, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, gerencia situações de crise e grandes eventos que impactem a normalidade da cidade.
As câmeras são equipadas com sistema LPR de leitura de placas de veículos e reconhecimento por aparência, facilitando a fiscalização dos serviços de trânsito e segurança, por meio da Guarda Municipal.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Sérgio Fontes, o monitoramento é um grande aliado da Guarda Municipal.
“Muitas vezes, o guarda está fazendo a ronda de um lado, e o suspeito está do outro na espreita. Com o monitoramento, nós conseguimos cobrir todos os lados e garantir a segurança do patrimônio público e de quem dele se utiliza”, disse.
O Centro de Cooperação da Cidade também trabalha em cooperação com o governo do Estado, garantindo o monitoramento de grandes operações e eventos, como a Central Integrada de Fiscalização da Sucata, que investiga estabelecimentos que compram e vendem fios de cobre sem procedência.