O vereador Dr. Daniel Vasconcelos (PSC) participou, nesta última quinta-feira (17/3), da solenidade de abertura da 12ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force), que tem o governador Wilson Lima como atual presidente, no Centro de Convenções Vasco Vasques, localizado na avenida Constantino Nery, zona Centro-Oeste da cidade.
O evento reuniu lideranças de mais de 10 países para discutir sobre o futuro do planeta, enfatizando a conservação ambiental, assim, melhorando a qualidade de vida na terra, consequentemente, dos humanos. A reunião teve três dias de debate acabando nesta sexta-feira (18/3).
Além do governador do estado do Amazonas, Wilson Lima, e de Waldez Góes, participaram da abertura do evento o governador do Acre, Gladson Cameli, o vice-governador do Mato Grosso, Otaviano Pivetta, governador de Yacutã, no México, Mauricio Vila Dosal, governador de San Martin, no Peru, Pedro Bogarin Vargas, entre outras autoridades mundiais.
A reunião deveria ter acontecido em 2019, mas devido a pandemia e aos decretos de restrição, foi adiada para março de 2022.
O evento seguiu o Plano de Ação de Manaus (Manaus Action Plan), alinhado inicialmente ano passado, na Conferência das Partes, a COP26, em Glasgow, na Escócia.
“O plano de ação tem uma importância significativa porque trabalha com o clima, a vegetação, a conservação da nossa fauna e flora, com a qualidade da água, biodiversidade e principalmente a redução da pobreza. Preservar a natureza e garantir fonte de renda para os amazônidas é tarefa de todos.”, afirmou o parlamentar emendando que “Além dos citados, também busca estratégias de desenvolvimento da economia gerando emprego para as pessoas”, finalizou Daniel.
Manaus Action Plan
Iniciado em 2021, o documento direciona as próximas ações da força-tarefa, tanto conjuntas como a nível local. O plano coloca como prioridade, na agenda do GCF, pela primeira vez, o combate à pobreza, que ainda prevalece em áreas de florestas tropicais.
O MAP vai traçar um caminho para a rede da Força-Tarefa do GCF nos próximos anos, abordando as áreas: 1. Conhecimento, Tecnologia e Inovação; 2. Governo e Políticas Públicas; 3. Pessoas e Comunidades; e 4. Finanças e Investimento.
GCF Task Force
Foi criada para responder aos problemas ecológicos e das mudanças ambientais – e como correspondentes de ruptura, perda de importância ecológica, ecológica e ecológica, ecológica e ecológica.
Em 2008, o governador Arnold Schwartzenneger da Califórnia convocou outros nove governadores do Brasil, Indonésia e Estados Unidos para tratar de um problema comum — as mudanças climáticas globais. Esse pequeno grupo de governadores – líderes-chave com poder político em estados e províncias inteiras – sabia que eram mais fortes juntos. Eles reconheceram o desmatamento era tropical com os seus estudos mais críticos com como elementos específicos e se reuniram para alguns elementos específicos e coincidir com uns com os outros tempos e províncias específicos. Em 2008, essa pequena coalizão foi anunciada como um Memorando histórico sobre a forçando-tarefa e a tarefa – e nasceu GCF.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador