A Comissão de Água e Saneamento da Câmara Municipal de Manaus (Comasa/CMM), presidida pelo vereador Eduardo Alfaia (PMN), esteve nesta quinta-feira (09/6), reunida a diretoria da concessionária Águas de Manaus, responsável pelo serviço de saneamento básico da cidade. O objetivo foi discutir políticas públicas de melhorias na distribuição de água e ampliação do sistema de esgoto.
“Temos visto um avanço na distribuição de água em nossa cidade, onde não se ouve mais falar sobre interrupção no serviço como ouvíamos antigamente, entretanto temos um desafio gigantesco que é ampliar a rede de esgoto, que é bastante deficitária comparado ao tamanho do município e o crescimento que vem ocorrendo nos últimos anos”, afirmou Alfaia.
De acordo com informações da própria empresa, 98% da água em Manaus é tratada, em contrapartida o percentual de cobertura de esgoto mal chega a 26% ao analisar todas as regiões. Entretanto, seguindo a legislação federal (Novo Marco Legal do Saneamento, Lei 14.026/2020) e também o próprio contrato de concessão, o objetivo é que esta última porcentagem chegue a 80% até o ano de 2030.
“Somos realistas ao entendermos a complexidade geográfica, mas acredito que se houverem mais recursos para esse pleito, podemos reduzir significantemente os gastos com saúde pública, uma vez que entendemos que a contaminação por conta dos esgotos, água não tratada, fossas e poços artesianos contaminados por um sistema de drenagem, por exemplo, por gerar diversos agravos e doenças”, explicou Alfaia.
Um dos pontos altos da discussão foi a abordagem do tema responsabilidade social, em que se salientou a importância da Tarifa Manauara (realizada pela Prefeitura) e a Tarifa Social (proposta pela própria instituição), a qual garante que a população em situação econômica vulnerável pague uma taxa única de valor simbólico, que estipula-se a abrangência de 100 mil famílias, projetando que esse número seja ainda maior no futuro.
A reunião contou com a presença de Tiago Augusto Terada (Diretor-presidente), Diego Dalmagro (Diretor Executivo) e Semy Ferraz (Gerente de Responsabilidade Social), Arone Bentes (Supervisor da UGPMA) e outros parlamentares Caio André (PSC), Dione Carvalho (Patriota), Luis Mitoso (PTB), Professor Samuel (PL), Professora Jacqueline (União Brasil), Raulzinho (PSDB) e Thaysa Lippy (PP).
Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador