Equipe Ascom Ufam
Por Sebastião de Oliveira
O professor Edjair de Souza Mota (Ufam) presidiu a Comissão Especial de Avaliação, que estava constituída pelos seguintes membros: professores Orizon Pereira Ferreira (membro externo/Universidade Federal de Goiás/UFG); João Xavier da Cruz Neto (membro externo/Universidade Federal do Piauí/UFPI) e Sandra Augusta Santos (membro externo/Universidade Estadual de Campinas/Unicamp).
A Defesa Pública de Memorial Acadêmico do professor Mário Salvatierra ocorreu na tarde desta terça-feira, 8, em formato remoto via Google Meet. Agora, professor titular da Universidade Federal do Amazonas, Salvatierra apresentou suas memórias em processo escalonado, envolvendo sua vida antes e depois de ingresso na Universidade, sempre pautado na ética profissional.
Após relatar todo um histórico de sua vida acadêmica, envolvendo uma pedagogia específica em conformidade com sua área de conhecimento direcionada tanto para alunos de graduação quanto de pós-graduação. Projetos de pesquisas como Iniciação Científica e publicações de artigos e experiências com pesquisadores de outras instituições de ensino e pesquisa foram mencionados pelo professor direcionando para uma dinâmica participativa de alunos e professores.
Avaliação
Em seguida, o professor João Xavier Neto, disse que o entusiasmo é uma marca do professor Salvatierra, principalmente quando há uma disposição para ajudar o próximo. Neto disse também que, a pesquisa com madeira relatado por Salvatierra chamou sua atenção, em razão de lembrar a Amazônia e sua diversidade. No entanto, o avaliador implicou algumas recomendações.
Após seu relato, Salvatierra ouvi os pronunciamentos de seus avaliadores. No início, a professora Sandra Santos solicitou explicações sobre projetos de alevinos e de peixes envolvendo vários pesquisadores, assim como as coorientações e, afirmou que seu relato foi muito enriquecedor. O membro avaliador, professor Orizon Ferreira, acredita que a pesquisa com modelagem é difícil, mas com a praticidade característica do professor, permite encontrar soluções. Outro item pontuado são as atividades de iniciação científica que chama a atenção devido desenvolver essas atividades com jovens pesquisadores na graduação. Planos futuros na pós-graduação foram mencionados.
Ao final, constituindo a terceira etapa de avaliação, o professor Mário Salvatierra foi aprovado na defesa do Memorial Acadêmico constituindo referência para futuras defesas.
.