O vereador Professor Samuel (PL), destacou em seu pronunciamento na manhã desta terça-feira (15/2), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), ações voltadas para o combate ao câncer infantojuvenil em alusão da data que marca o calendário internacional.
O dia 15 de fevereiro é marcado pelo grito mundial para a conscientização do câncer em crianças e adolescentes. O parlamentar alerta para a estimativa de câncer infantojuvenil no Brasil, para o período de 2020 a 2022. “Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca) 8.460 casos novos são diagnosticados por ano, em crianças abaixo de 19 anos, faixa etária pediátrica, portanto exames periódicos são de extrema importância, nossos CAICs e UBSs devem estar prontos para que possamos diagnosticar precocemente”, ressaltou.
A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) iniciou campanha para os sinais e sintomas do câncer infantil e a importância do diagnóstico precoce, para a melhoria das taxas de cura da doença n estado.
“No ano passando promovi aqui nesta Casa uma campanha de doações e vendas de produtos do GACC, no Setembro Dourado, Lei de minha autoria nº 2.481, incluindo no Calendário Oficial da Cidade de Manaus, o mês dedicado a ações preventivas e diagnósticas precoces do câncer infantojuvenil, onde também visitei a instituição e destinei emendas impositivas para o local e na data de hoje chamando mais uma vez a atenção para nossas crianças, que os pais e avós ou responsáveis tirem um tempo para as consultas de rotinas, fiquem atentos a sinais adversos, esse é um tema de grande relevância que precisa ser colocado em pauta sempre.”
Doação:O Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Amazonas (GACC-AM) deu início à campanha Troca Solidária, com o objetivo de arrecadar leite e suplementos para as crianças. As doações são para consumo das crianças em tratamento de câncer atendidas pela entidade.
A cada dois itens doados, os voluntários poderão trocar por uma camiseta de algodão, para nós parece irrisório, mas se cada um fizer um pouco podemos ajudar muitas crianças.
Texto: Paula Christina – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dicom/CMM