Durante o pronunciamento na tribuna do plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), desta terça-feira (09/2), o vereador Professor Samuel (PL) ressaltou a importância do passe livre estudantil para inclusão social e redução da evasão escolar.
O vereador destacou que como gestor e professor por muitos anos acompanhou e lutou pelo para diminuir o índice de evasão escolar causado muitas vezes pela falta de condições dos pais de alunos que frequentam a escola.
“Garantindo a gratuidade no transporte público de alunos de Manaus das redes municipal e estadual de educação, teremos inclusão social, como professor, gestor e pedagogo, por muitos anos presenciei e acompanhei situações de evasão escolar, por exemplo, simplesmente por não haver como alunos chegarem as escolas, ou outros que saiam horas antes da sua casa para irem andando”, enfatizou vereador Professor Samuel.
O passe livre estudantil é uma conquista inédita após anos de lutas e reivindicações, a gratuidade da passagem de ônibus concedida, a partir do início do ano letivo, para aproximadamente 470 mil estudantes da rede pública do Ensino Fundamental e Médio em Manaus.
“Diante de toda a história da cidade de Manaus nós estamos conseguindo garantir esse direito que vem sendo celebrado por alunos e lideranças de movimentos estudantis a anos. O benefício chega em um momento de recuperação econômica, uma vez que muitas famílias perderam a fonte de renda em decorrência da pandemia de Covid-19. Parabenizo aqui a união entre os governos assegurado por meio de um convênio assinado, em dezembro do ano passado, pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, e pelo prefeito de Manaus, David Almeida”, finalizou.
O parlamentar ainda anunciou que entrará com um pedido para que esse benefício torne-se permanente na cidade de Manaus.
Texto: Paula Christina – Assessoria de comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dicom/CMM