Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Governo do Amazonas > Projeto Defensores Mirins realiza ação em escola ribeirinha, em Manaus
Governo do Amazonas

Projeto Defensores Mirins realiza ação em escola ribeirinha, em Manaus

28 de setembro de 2022
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

FOTOS: Evandro Seixas/DPE-AMCrianças e adolescentes, alunos da escola municipal São Sebastião 2, localizada na comunidade São Sebastião, na zona rural de Manaus, participaram do projeto Defensores Mirins nesta segunda (26/09) e terça-feira (27/09). Durante os dois dias, eles tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o papel da defensoria pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e aprender noções básicas de direitos, além de visitar as instalações da instituição. Esta é a terceira escola a participar do programa e a primeira da zona rural ribeirinha.Durante dois dias, estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre o papel da DPE-AM e conhecer a instituição de perto

Na segunda-feira, a equipe dos Defensores Mirins esteve na comunidade para conhecer o dia a dia dos alunos e levar a eles, de forma lúdica, noções básicas sobre direitos e deveres. Cartilhas educativas com informações sobre o trabalho da DPE-AM também foram distribuídas na localidade.

“Nós estamos muito felizes, porque os resultados são sempre positivos, apesar dos desafios tanto para chegar na comunidade, como para os alunos virem até a Defensoria, principalmente por causa da logística, de transporte. Por isso, ficamos mais engajados para fortalecer essa iniciativa e proporcionar momentos como este”, afirmou a coordenadora, defensora Carolina Carvalho.

“Eu gostei de andar de elevador, conhecer o defensor geral, e de vir pra cá. Aprendi bastante com o projeto e quando eu crescer, quero ser defensor também”, garantiu o pequeno Darlan da Silva, de apenas 8 anos.

Já na terça-feira, foi a vez do grupo de aproximadamente 40 alunos, com entre 5 a 22 anos, visitar a sede da DPE-AM. Eles conheceram os locais de atendimento ao público, a sala do defensor público geral, conversaram com defensores e receberam certificados pela participação no projeto.

“Quando a equipe foi na escola, eles falaram muito sobre ter sonhos, defender as pessoas, as famílias, os idosos e isso me ajudou a sonhar de NOVO. Quando terminar os estudos, quero fazer faculdade, ser professora e voltar para o meu povo e ajudar as crianças de lá”, disse.

Empolgação

Assim como Darlan, outros alunos também ficaram empolgados com a proposta de ter uma aula fora das quatro paredes do colégio. A estudante Danila Silvano, de 19 anos, é indígena da etnia Baré e mora na comunidade há um ano. Ela disse que o projeto a ajudou a voltar a sonhar.

O diretor da escola, professor Robson Melo, elogiou a iniciativa da Defensoria e destacou que a troca de experiências foi significativa para todos os alunos. “Temos crianças que saíram pela primeira vez da comunidade, hoje. E isso é prazeroso, porque mostramos que fora da sala de aula a criança também aprende. Então foi um momento ímpar para a comunidade, para a escola, e os alunos aproveitaram cada momento”, contou.

“Eu sonho em ver um Amazonas mais feliz. E aprendendo a defender as pessoas, acho que Podemos conseguir. O projeto foi muito bacana”, completou a aluna Kézia Peixoto, 12.

Para participar do Defensores Mirins, os diretores ou professores de escolas públicas podem fazer a inscrição no site da Defensoria, no endereço defensoria.am.def.br.

“O papel do Defensores Mirins é muito importante, porque é uma forma da gente se aproximar dessas crianças e adolescentes e mostrar para eles o papel da Defensoria, e que tem uma instituição que está olhando para eles. Receber essas crianças aqui é sempre uma alegria, eles se divertem e é gratificante porque Podemos, de alguma forma, estimular o sonho deles”, concluiu Ricardo Paiva, defensor geral.

O post Projeto Defensores Mirins realiza ação em escola ribeirinha, em Manaus apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Estado do AmazonasManausmanchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas

Governo do Amazonas detalha obras no Amazonas e investimentos em infraestrutura, saneamento e habitação

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas apresenta balanço e destaca Opera+ Amazonas e cirurgias no interior durante abertura da Aleam

Por administrador
Governo do Amazonas

Auxílio Estadual amplia acesso a renda e alimentação no Amazonas e reduz insegurança alimentar em programas sociais

Por administrador
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima apresenta prestação de contas com avanços na saúde segurança educação e economia durante abertura legislativa

Por administrador
Governo do Amazonas

Paciente sem documentos internado em estado gravíssimo no HPS Dr. João Lúcio precisa ser identificado por tatuagens

Por administrador
Governo do Amazonas

Amazonas recebe Embaixada da Irlanda em Manaus para discutir parcerias e redução do desmatamento

Por administrador
Governo do Amazonas

Polícia Civil pede ajuda para identificar suspeitos do roubo a loja de cosméticos no São José Operário

Por administrador
Governo do Amazonas

Primeiro navio da temporada de cruzeiros 2026 chega a Manaus e movimenta economia do Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

FVS-RCP recebe financiamento para pesquisa sobre tuberculose em comunidades indígenas urbanas de Manaus pelos próximos dois anos

Por administrador
Governo do Amazonas

Apreensão de drogas no Amazonas soma 211 quilos em operação que prendeu quatro suspeitos em Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Amazonas registra a menor taxa de mortes no trânsito do país em 2025 com 4,12 por 100 mil habitantes

Por administrador
Governo do Amazonas

Prêmio Fapeam de CT&I premia 13 profissionais e professores que fortaleceram a ciência no Amazonas na edição 2025

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?