De autoria do vereador Dione Carvalho (Patriota), o Projeto de Lei que estende às pessoas portadoras de cardiopatia grave a prioridade no atendimento na capital amazonense foi aprovado por unanimidade na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara Municipal de Manaus (CCJR/CMM) em reunião nesta segunda-feira (18/4). A relatora da proposta na Comissão foi a vereadora Professora Jacqueline (União).
De acordo com texto, estabelecimentos públicos e privados do capital amazonense deverão garantir, durante todo o horário de expediente, atendimento prioritário à pessoa portadora cardiopatia grave, incluindo-a nas filas preferenciais destinadas aos idosos, gestantes e deficientes.
O vice-presidente da CCJR, vereador Eduardo Assis (Avante), destacou a importância do projeto para essas pessoas. “Quero parabenizar o autor da proposta, vereador Dione, que defende essa causa tão nobre, pois é a voz dessas pessoas dentro do parlamento. Os portadores de cardiopatia precisam dessa prioridade no atendimento, muitas das vezes essas pessoas já estão em uma situação bem delicada”, justificou o vereador.
Além desse projeto de lei, foram analisados mais 14 matérias, durante a análise, oito PLs foram aprovados, três receberam pedidos de vista e outros quatros foram arquivados. A reunião foi conduzida pelo presidente da Comissão, vereador Joelson Silva (Patriota).
Dos projetos aprovados, um foi amplamente discutido na reunião, o PL que dispõe sobre o fornecimento de alimentação especial para alunos com restrições alimentares no Município de Manaus, de autoria do vereador Fransuá (PV).
Texto: Diego Mesquita – Dircom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM