A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), com o objetivo de proporcionar o aprendizado por meio de trabalhos manuais, encerrou, na manhã desta sexta-feira (27/05), o curso de artesanato em crochê ofertado aos reeducandos do Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), localizado no Km 08 da rodovia BR-174.
Há 32 minutos
Por Agência Amazonas
No total, 28 internos do projeto Mãos Livres receberam certificação
Durante as aulas ministradas, os internos aprenderam noções de técnicas modernas em arte, com foco na sustentabilidade, design e empreendedorismo. Além da prática em produções de pompom de crochê, redes de cabelo, customização de canetas e tecidos.
A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria e a empresa terceirizada RH Multi, visando proporcionar aos apenados um conjunto de atividades de natureza terapêutica e sustentável.
O secretário titular da Seap, coronel Paulo Cesar, afirma que atividades como esta colaboram para o enriquecimento de aquisições positivas através do conhecimento sobre empreendedorismo.
FOTO: Divulgação/SeapAo final do curso, os participantes receberam certificados com a carga horária de 60h, por meio do Núcleo de Aprendizado Profissional (NAP).
“Encerrar mais um curso como esse me faz ver que agora eu tenho a chance de escolher viver de uma forma diferente. Estar aqui é a consequência de uma decisão errada, mas, através dos cursos, vejo que posso ter uma vida digna, levar o sustento para minha família de forma honesta e viver em paz comigo”, relatou o interno Jonathas (nome fictício).
“Nossa luta diária é para que as pessoas privadas de liberdade (PPLs) possam, através dos cursos, adquirir um pensamento e comportamento diferente com relação a como se sustentar e viver na sociedade. As unidades sempre buscam oferecer esse amparo para conseguirmos alcançarmos novamente um retorno positivo através do desempenho de cada um”, afirmou.
Projeto Mãos Livres
Tem como meta proporcionar às PPLs um conjunto de trabalhos manuais de natureza terapêutica, na ampliação de inserção econômica. Os reeducandos recebem conhecimento no que tange aos planos de negócios, proposta de valores, marketing e análise de mercado.