Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Governo do Amazonas > Revitalização e digitação do acervo do Herbário da Ufam recebe apoio do Governo do Estado
Governo do Amazonas

Revitalização e digitação do acervo do Herbário da Ufam recebe apoio do Governo do Estado

29 de março de 2022
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar


Há 15 minutos
Por Agência Amazonas

O objetivo é tornar disponível em meio virtual as informações sobre as plantas depositadas no herbário

FOTO: Érico Xavier/FapeamO Governo do Amazonas além de investir em projetos de pesquisas, por meio dos programas ofertados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), também tem apoiado estudos que visam restaurar e informatizar coleções biológicas e museus no estado. Entre eles, está a proposta de revitalização e digitação do acervo de plantas desidratadas do Herbário da Universidade Federal do Amazonas (Huam/UFAM).

A proposta recebe apoio do governo estadual no âmbito do Programa de Apoio à Organização, Restauração, Preservação e Divulgação das Coleções e de Museus do Estado do Amazonas – Coleções Biológicas/Museus – Edital 008/2019, da Fapeam. O edital apoia com recursos financeiros e bolsas, projetos que visem dar suporte à organização, informatização, gestão e divulgação de coleções biológicas institucionais e de museus já existentes no Amazonas.

De acordo com a coordenadora do projeto, a bióloga Maria Anália Duarte de Souza, o objetivo da proposta é tornar disponível em meio virtual as informações sobre as plantas depositadas no herbário, por meio de um banco de dados vinculado à REDE Brasileira de Herbários.

FOTOS: Érico Xavier/Fapeam“O banco contém todas as informações relacionadas à diversidade florística amazônica, principalmente, representada nas amostras depositadas, onde constam: informações geográficas do local de coleta, descrição da planta (forma de vida, habitat, dados de floração e frutificação etc.), taxonômicas (família, nome científico da espécie), as pessoas que fizeram a coleta e demais herbários onde duplicadas da amostra podem ser encontradas. Atrelado ao banco de dados segue a digitalização das plantas conservadas no acervo, por meio de imagens em alta resolução”, informa Maria Anália.

Com a revitalização e digitação do acervo, vários os impactos, principalmente, relacionados à função das coleções biológicas, como a flora – plantas, fungos e algas –, vão possibilitar o estudo das plantas amazônicas por toda a comunidade acadêmica, científica ou da sociedade em geral (amantes da natureza, sociedades de coleções de plantas, agricultores e afins, consultorias, institutos não governamentais ligados ao meio ambiente, legisladores etc.).

“Hoje não é publicado nenhum artigo científico sem citar o material testemunho depositado nas coleções oficiais, então, é um papel do herbário acolher, registrar e guardar esse material que comprova a identidade da planta estudada. Dessa forma, o Huam colocado em REDE virtual serve aos próprios acadêmicos da UFAM, na sua formação, quanto aos usuários diversos citados, disseminando o conhecimento contido entre as paredes da coleção para todo o mundo”, disse a coordenadora.

A bióloga destaca que o apoio do Governo do Estado, por meio da Fapeam. é fundamental para as oportunidades de formação de recursos humanos e a aquisição de materiais que viabilizam o desenvolvimento dos projetos.

“Os editais são imprescindíveis para consolidar a educação científico-tecnológica, a formação de profissionais e, por fim, o desenvolvimento socioeconômico da região. Sem o apoio da Fapeam não há como avançar em qualquer área do conhecimento que gera educação, desenvolvimento e renda no Estado”, ressaltou Maria Anália.

Biodiversidade

O Herbário da Universidade Federal do Amazonas foi fundado em novembro 1979, por meio das coletas realizadas no projeto “Levantamento Fitossociológico na Estação Ecológica de Anavilhanas – AM e ilha de Maracá – RR”, sob a coordenação do professor Alberto Knob e colaboração das biólogas Otávia Cunha dos Santos e Maria Rosalba da Costa Bilby.

O Huam está credenciado como fiel depositário junto ao Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN), vinculado ao Index Herbariorum, ao Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) e à REDE Brasileira de Herbários. Atualmente o acervo é composto por 13 mil amostras de fanerógamas, algas e samambaias depositadas.

Tags:Estado do AmazonasGoverno do Amazonasmeio ambiente
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas

Zona Franca de Manaus mantém competitividade após regulamentação e inicia transição prática para o novo sistema tributário

Por administrador
Governo do Amazonas

Novo Aripuanã inaugura quadra poliesportiva revitalizada com investimento de R$ 2,1 milhões e obras complementares

Por administrador
Governo do Amazonas

Afeam aplica mais de R$ 320 milhões em crédito em 2025 para comércio serviços e agronegócio no Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

FUnATI registra 182.212 pessoas beneficiadas em 2025 e amplia ações de envelhecimento saudável no Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

Escola de Capoeira Luta de Libertação encerra ciclo anual de oficinas e gradua cerca de 100 alunos no CCPA

Por administrador
Governo do Amazonas

Chuva em Manaus provoca 45 atendimentos do Corpo de Bombeiros entre 20h de domingo e 8h de segunda

Por administrador

Amazonastur recebe 2.036 turistas do navio MS Volendam no Porto de Manaus durante temporada de cruzeiros

Por administrador
Governo do Amazonas

Hospital HPS Dr. João Lúcio Pereira Machado pede apoio para localizar familiares de Antonio Ferreira de Moraes desde 31 de outubro de 2025

Por administrador
Governo do Amazonas

Concerto Crianças Unidas do Brasil 2025 reúne orquestra, crianças e famílias no Teatro Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

Mundo Encantado do Natal começa no Parque Rio Negro com shows, fanfarra e atividades para crianças

Por administrador
Governo do Amazonas

Laura Abrantes termina 2025 como destaque do jiu-jítsu ao vencer o Mundial Kids em São Paulo

Por administrador
Governo do Amazonas

Detran-AM realiza Detran de Portas Abertas na sede e registra 497 atendimentos no sábado

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?