Em sua retrospectiva o parlamentar destaca a aprovação e sanção de Leis importantes, como a Lei 2.857, sancionada pelo prefeito David Almeida no dia 08 de março de 2022 que proíbe a inauguração e entrega de obras públicas inacabadas ou que não estejam em condições de atender à população.O fim de ano é sempre hora de reflexão e de lembrar aquilo que fizemos durante os últimos doze meses e o vereador Sassá da Construção Civil tem muito a recordar. Pois o ano foi cheio de lutas em prol do povo.
LUTA PARA CRIAR CPI CONTRA ÁGUAS DE MANAUS
“Essa é uma Lei muito importante para a sociedade, a exemplo do viaduto do Manoa, que foi inaugurado numa noite e interditado no outro porque não estava no padrão e precisou de reparos para poder ser utilizado. Penso que a sociedade não pode ficar à mercê da irresponsabilidade de um agente público. Uma obra leva meses ou anos para ficar pronta e quando entregue ainda vem com defeitos, não pode. Os responsáveis precisam ser punidos como prevê a lei”, explicou o vereador.
“Essa empresa rouba o povo. E tem vereador sendo conivente com esses abusos. Eu fico revoltado que vamos virar o ano sem conseguir a última assinatura para instalar a CPI.” Eu tinha fé que depois que passasse o período eleitoral, os colegas assinariam o documento, mas dos 41, apenas 13 assinaram. Precisamos que um terço assine. Não vamos desistir. Uma hora, a Águas de Manaus vai ter que se explicar, e não é pra mim não, quem quer isso é o povo.”
Outra questão que o parlamentar trabalhou muito em plenário e nos bastidores da Câmara Municipal de Manaus, mas infelizmente, não conseguiu tirar do papel, foi a CPI da Águas de Manaus. Sassá é um dos autores da proposta que quer investigar a concessionária por causa do mau serviço, alvo de várias denúncias da população, e das cobranças indevidas como a revoltante TAXA DE ESGOTO de 100%.
Sassá também relembra os momentos que enfrentou a Amazonas Energia na tribuna, em uma das vezes, ele desafiou a concessionária a instalar os polêmicos medidores aéreos de energia, primeiro nos condomínios, depois nas áreas periféricas. Na ocasião o parlamentar também convocou o povo a não deixar a concessionária instalar os medidores.
LUTA CONTRA A AMAZONAS ENERGIA
E por falar nisso, por conta de um problema semelhante, o parlamentar foi para rua junto com moradores do Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na zona Norte, protestar quando a Amazonas Energia deixou a comunidade inteira sem energia. O parlamentar conta que ficou revoltado com a situação e foi pra frente da concessionária pedir o religamento. Não demorou muito até que representantes da empresa recebessem Sassá e uma comissão de moradores e tudo foi resolvido no mesmo dia.
“Eu disse isso porque é muito fácil começar pelos pobres, cobrar mais dos pobres. Porque lá na periferia não mora advogados, juízes, desembargadores… Então é mais fácil começar a testar um sistema cobrando mais de quem acham que não podem se defender”.
DEFESA DO TRABALHADOR
“O povo tem seus direitos. A gente não pode ficar calado diante das arbitrariedades. Ninguém pode desligar a energia de uma comunidade inteira sem avisar, sem pensar que ali tem pessoas idosas doentes, crianças e comerciantes que podem perder tudo.” Então, se é pra defender o direito do povo eu sempre vou estar junto”.
“Eu era da base aliada do prefeito, mas percebi que o texto colocaria em risco o emprego de milhares de cobradores de ônibus. Lembro que os trabalhadores vieram protestar aqui na Câmara e nós descemos para conversar e os trouxemos para a Galeria. Então, eu e uma comissão de vereadores organizamos uma conversa com o prefeito e tudo foi esclarecido e mudado”.
Sassá, como sempre, também foi um aliado importante dos trabalhadores: Foi uma peça importante para zerar o cadastro reserva dos concursados da Semed, votou a favor do aumento salarial de servidores municipais e virou uma fera, quando, por um erro, foi aprovado um texto que poderia extinguir a função dos cobradores de ônibus de Manaus.
O parlamentar também trabalhou em centenas de ofícios, indicações e requerimentos para trabalhos de melhorias em comunidades como limpeza e capinação de ruas, construção de pontes de madeira e asfaltamento. Mas a Comunidade Fé em Deus foi o trabalho que mais marcou essa atuação durante o ano.
EM DEFESA DO POVO DAS COMUNIDADES
PROJETOS SOCIAIS
“A comunidade aguardava há anos por serviços de infraestrutura, os moradores não tinham acesso a serviços essenciais como ambulâncias, viaturas da polícia e carros de aplicativo não entravam lá. Então conversamos com o secretário da Seminf e com o prefeito e conseguimos levar a tão sonhada rua asfaltada aos moradores. Lembro que uma das moradoras mais antigas da comunidade me abraçou e chorou porque agora ia conseguir chamar Uber. Eu não fiz mais que minha obrigação, mas perceber o quanto a gente pode melhorar a vida das pessoas não tem preço.”
“É um projeto importante porque a gente tira esses meninos e meninas da ociosidade, dando oportunidade com a prática esportiva. Lá eles aprendem a ter disciplina, trabalho em equipe, e sobre a importância da educação porque só fica lá quem tem um bom aproveitamento escolar. Eu sou muito realizado com esse projeto e prendendo continuar investindo nesse tipo de ação”, finalizou o vereador.
Paralelo a tudo isso, Sassá também desenvolveu diversos trabalhos sociais. No combate à fome, distribuiu durante o ano, cerca de 600 cestas básicas a pessoas em situação de pobreza e concretizou um projeto importante na Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Zona Norte de Manaus, a Escolinha de Futebol Meninos do Sassá. Um projeto que prioriza meninos e meninas de 6 a 12 anos de idade e só exige bom aproveitamento escolar.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador