Há 47 minutos
Por Agência Amazonas
Capacitação é realizada até esta sexta-feira (20/05)
Capacitação visa aprimorar os conhecimentos das equipes técnicas de controle vetorial da malária e arboviroses – FOTO: Divulgação/FVS-RCPPara fortalecer o controle vetorial dos programas da malária e arboviroses (dengue, zika e chikungunya), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculado à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realiza, até esta sexta-feira (20/05), uma capacitação de controle de vetores, manuseio e equipamentos vetoriais no município de Guajará (a 1.476 quilômetros de Manaus).
O município de Ipixuna (a 1.367 quilômetros de Manaus) também recebe a capacitação junto a Guajará. A capacitação visa aprimorar os conhecimentos das equipes técnicas de controle vetorial com relação à biologia e comportamento dos vetores, assim como das técnicas, equipamentos e produtos utilizados na rotina dos programas de controle de malária e das arboviroses.
Além de capacitar os agentes de endemias de Guajará e Ipixuna, a FVS-RCP capacita os agentes do estado do Acre que fazem fronteira com o Amazonas. Entre os municípios do Acre que participam da capacitação estão Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Bujari, Rodrigues Alves, Feijó, Epitaciolândia, Sena Madureira, Brasiléia, Mâncio Lima, Acrelândia e Capixaba.
“As medidas de controle de vetores da malária e arboviroses são ajustadas à realidade epidemiológica, de modo a garantir a redução da prevalência e interrupção da transmissão de doenças”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
De acordo com o chefe de Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) da FVS-RCP, Elder Figueira, a capacitação é uma forma de aprimorar os conhecimentos dos agentes de endemias do estado do Acre e do Amazonas.
“A FVS-RCP está levando novas técnicas de controle de malária e arboviroses para os agentes dos municípios participantes da capacitação, contribuindo para redução dos casos notificados por eles em cada estado”, ressalta Elder.
Referência
A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, o que inclui a coordenação das ações estratégicas para controle das doenças transmitidas por vetores, como malária, dengue, chikungunya, zika, febre amarela, doença de Chagas e leishmaniose, por meio do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA).
A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.