FOTO: Divulgação/SeapNa manhã desta sexta-feira (08/04), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) promoveu o encerramento da segunda edição do curso de Inteligência Penitenciária, ofertado pelo Departamento de Inteligência Penitenciária (Dipen) da Seap. O intuito da capacitação foi qualificar agentes de segurança pública nas mais variadas ações de inteligência que existem atualmente para manter o controle e a segurança dentro do sistema prisional.
Há 25 minutos
Por Agência Amazonas
Trinta e sete participantes de todo país receberam o certificado de conclusão na segunda edição do curso
Estiveram presentes no encerramento o secretário titular da Seap, coronel Paulo Cesar; o secretário adjunto, coronel André Luiz Gioia; o coordenador da Coordenadoria de Sistema Penitenciário (Cosipe), major Renan Carvalho; o assessor-chefe do departamento de Inteligência Penitenciária, capitão Francisco Camurça; o comandante-geral da Polícia Militar (PMAM), coronel Vinícius Almeida; o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), promotor Igor Starling; e diretores das unidades prisionais de Manaus e representantes das empresas terceirizadas RH Multi, Reviver e New Life.
O evento ocorreu no auditório do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), na avenida Codajás, bairro Petrópolis, zona sul de Manaus.
Ao todo, 37 servidores que integram diversos órgãos públicos de segurança do Amazonas, além de membros de departamentos de inteligência de outros estados, como Tocantins, Pará, Distrito Federal, Maranhão e Roraima, receberam o certificado de conclusão do curso. A capacitação teve carga horária de 136 horas.
As aulas tiveram início na primeira quinzena de março, com 40 alunos, e foram ministradas por instrutores altamente qualificados na área de segurança pública de todo o país. Com aulas teóricas e práticas, os agentes puderam desenvolver os conhecimentos adquiridos dentro das unidades prisionais de Manaus.
O coronel Vinícius Almeida destacou que a oferta de cursos como esse melhoram a execução da segurança pública. “A partir dessas oportunidades de qualificação, nossos agentes passam a ter uma visão mais ampla sobre o funcionamento do sistema prisional e segurança pública, com isso nós conseguimos concluir que o sistema está em constante evolução”, apontou o comandante-geral da PMAM.
Em seu discurso, o secretário titular da Seap, coronel Paulo Cesar, destacou a importância de qualificar os agentes. “Sinto-me honrado em fazer parte da conclusão de mais um curso da inteligência. Agradeço ao governo do Amazonas por acreditar em nosso trabalho e, acima de tudo, pontuar aos agentes que os conhecimentos adquiridos nessa capacitação irão fazer a diferença no sistema de todo o país”, disse.
“Tanto os agentes que se deslocaram para o Amazonas quanto os daqui que realizaram essa capacitação estão voltando para casa com uma maleta cheia de conhecimentos adquiridos no decorrer dessas semanas”, destacou o capitão Francisco Camurça, do departamento de Inteligência Penitenciária.