Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Secretaria de Educação e Unicef debatem sobre trajetória escolar indígena
Amazonas

Secretaria de Educação e Unicef debatem sobre trajetória escolar indígena

9 de novembro de 2022
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

FOTO: Carlos Eduardo / SeducCom o foco em estratégias para enfrentar a cultura do fracasso escolar, a distorção da série-idade e o abandono escolar, a Secretaria de Estado de educação e Desporto em parceria com Unicef e o Ministério Público Federal (MPF) realizou, hoje (08/11), o I Seminário de Resultados da Trajetória Escolar – Povos Indígenas, evento que busca apresentar as ações do projeto Trajetórias de Sucesso Escolar a serem desenvolvidas nas comunidades alcançadas pela iniciativa.

Por Agência Amazonas

A iniciativa é fruto de parceria entre a Secretaria de educação e a Unicef e chegou a alcançar mais de 16 povos tradicionais

A secretária executiva adjunta Pedagógica, Hellen Matute, falou sobre a importância de estabelecer metas, a partir das escutas realizadas na atividade. “É de fundamental importância que encontros como este aconteçam, pois é com base nesses resultados que vamos possibilitar uma educação mais inclusiva, com base nas especificidades vividas nas nossas escolas e comunidades indígenas”, frisa a secretária.

No Amazonas, o projeto durou cerca de seis meses e esteve presente em 16 escolas indígenas em oito comunidades. No início do encontro foi prestada uma homenagem a Alcilei Vale Neto, gerente da educação Escolar Indígena, falecido em agosto deste ano, que acompanhou o desenvolvimento do projeto nas escolas.

“O Amazonas possui a maior população indígena do Brasil, com cerca de 66 povos concentrados no Estado, por isso, é de extrema importância que seja criado a partir da vivência deste I Seminário de Resultados da Trajetória Escolar – Povos Indígenas, um projeto, um documento que vai nortear a educação indígena na Secretaria de educação”, explicou o gerente.

O gerente da educação Escolar Indígena, Andrezinho Fernandes, afirma que a parceria com a Unicef permite que ocorra um mapeamento da educação escolar oferecida aos povos indígenas no Estado.

O consultor da Unicef, Paulo Roberto Ferreira, pontuou que o órgão propõe metodologias participativas, flexíveis e adaptadas à participação de estudantes e comunidade escolar. “Com essa estratégia, nós passamos a ter uma compreensão mais integral dos povos indígenas e, assim, temos a base para apresentar esses resultados que vão influenciar diretamente nas estratégias de Trajetórias de Sucesso Escolar”, concluiu.

Etapas

Na prática, a estratégia para o “Trajetórias de Sucesso Escolar envolveu quatro etapas: o diagnóstico, que trata sobre a identificação dos dados sobre atraso escolar; o planejamento, que desenvolve um plano de ação e de proposta pedagógica flexível e adaptada para alcançar os estudantes; o desenvolvimento, que se concentra no acompanhamento e avaliação da proposta; e, por fim, a adesão, que tem o foco no engajamento das escolas, parceiros e estudantes.

Além das taxas de distorção e índices de abandono e reprovação, o site disponibiliza recortes por gênero, raça e localidade que mostram as relações entre o atraso escolar e as desigualdades brasileiras

Diagnóstico

O projeto Trajetórias de Sucesso Escolar é uma iniciativa que facilita um diagnóstico amplo sobre a distorção idade-série no país – quando um estudante está com dois ou mais anos de atraso escolar –, e oferece um conjunto de recomendações para o desenvolvimento de políticas educacionais que promovam o acesso, permanência e aprendizagem desses estudantes.

Tags:manchetePolíticas Educacionais
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Ipaam encerra semana de educação ambiental em Anamã com mais de 1,5 mil participantes

Por administrador
Amazonas

Ipaam aplica R$ 1,39 milhão em multas por crimes ambientais durante Operação Força Tarefa Amazônia

Por administrador
Amazonas

Com apoio da SES-AM, 10° Congresso Norte e Nordeste das Secretarias Municipais de Saúde é realizado em Manaus

Por administrador
Amazonas

Polícia Militar do Amazonas homenageia Tenreiro Aranha em solenidade alusiva à elevação do Amazonas à categoria de província

Por administrador
Amazonas

“Banzeiro Cabôco” destaca música amazônica em 3ª edição no Largo de São Sebastião

Por administrador
Amazonas

SES-AM realiza capacitação de profissionais do Baixo Amazonas, em parceria com Hospital Albert Einstein

Por administrador
Amazonas

Cerca de 4 mil alunos dos Colégios Militares da PMAM desfilam na solenidade de 5 de setembro

Por administrador
Amazonas

Concerto celebra obras de Claudio Santoro, Carlos Gomes e Giuseppe Verdi no Teatro Amazonas

Por administrador
Amazonas

Prosamin+ avança com obras de habitação e urbanização na Comunidade da Sharp, zona leste da capital

Por administrador
Amazonas

Famílias do interior destacam avanços socioeconômicos com investimentos do Governo do Amazonas

Por administrador
Amazonas

Mutirão do Ipaam, MMA e Pnud atende 251 agricultores e registra 85 inscrições no Floresta+ Amazônia

Por administrador
Amazonas

Alunos do IEA representarão o Amazonas na COP 30, em Belém

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?