Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Secretaria de Educação e Unicef debatem sobre trajetória escolar indígena
Amazonas

Secretaria de Educação e Unicef debatem sobre trajetória escolar indígena

9 de novembro de 2022
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

FOTO: Carlos Eduardo / SeducCom o foco em estratégias para enfrentar a cultura do fracasso escolar, a distorção da série-idade e o abandono escolar, a Secretaria de Estado de educação e Desporto em parceria com Unicef e o Ministério Público Federal (MPF) realizou, hoje (08/11), o I Seminário de Resultados da Trajetória Escolar – Povos Indígenas, evento que busca apresentar as ações do projeto Trajetórias de Sucesso Escolar a serem desenvolvidas nas comunidades alcançadas pela iniciativa.

Por Agência Amazonas

A iniciativa é fruto de parceria entre a Secretaria de educação e a Unicef e chegou a alcançar mais de 16 povos tradicionais

A secretária executiva adjunta Pedagógica, Hellen Matute, falou sobre a importância de estabelecer metas, a partir das escutas realizadas na atividade. “É de fundamental importância que encontros como este aconteçam, pois é com base nesses resultados que vamos possibilitar uma educação mais inclusiva, com base nas especificidades vividas nas nossas escolas e comunidades indígenas”, frisa a secretária.

No Amazonas, o projeto durou cerca de seis meses e esteve presente em 16 escolas indígenas em oito comunidades. No início do encontro foi prestada uma homenagem a Alcilei Vale Neto, gerente da educação Escolar Indígena, falecido em agosto deste ano, que acompanhou o desenvolvimento do projeto nas escolas.

“O Amazonas possui a maior população indígena do Brasil, com cerca de 66 povos concentrados no Estado, por isso, é de extrema importância que seja criado a partir da vivência deste I Seminário de Resultados da Trajetória Escolar – Povos Indígenas, um projeto, um documento que vai nortear a educação indígena na Secretaria de educação”, explicou o gerente.

O gerente da educação Escolar Indígena, Andrezinho Fernandes, afirma que a parceria com a Unicef permite que ocorra um mapeamento da educação escolar oferecida aos povos indígenas no Estado.

O consultor da Unicef, Paulo Roberto Ferreira, pontuou que o órgão propõe metodologias participativas, flexíveis e adaptadas à participação de estudantes e comunidade escolar. “Com essa estratégia, nós passamos a ter uma compreensão mais integral dos povos indígenas e, assim, temos a base para apresentar esses resultados que vão influenciar diretamente nas estratégias de Trajetórias de Sucesso Escolar”, concluiu.

Etapas

Na prática, a estratégia para o “Trajetórias de Sucesso Escolar envolveu quatro etapas: o diagnóstico, que trata sobre a identificação dos dados sobre atraso escolar; o planejamento, que desenvolve um plano de ação e de proposta pedagógica flexível e adaptada para alcançar os estudantes; o desenvolvimento, que se concentra no acompanhamento e avaliação da proposta; e, por fim, a adesão, que tem o foco no engajamento das escolas, parceiros e estudantes.

Além das taxas de distorção e índices de abandono e reprovação, o site disponibiliza recortes por gênero, raça e localidade que mostram as relações entre o atraso escolar e as desigualdades brasileiras

Diagnóstico

O projeto Trajetórias de Sucesso Escolar é uma iniciativa que facilita um diagnóstico amplo sobre a distorção idade-série no país – quando um estudante está com dois ou mais anos de atraso escolar –, e oferece um conjunto de recomendações para o desenvolvimento de políticas educacionais que promovam o acesso, permanência e aprendizagem desses estudantes.

Tags:manchetePolíticas Educacionais
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Surto de Oropouche na Amazônica Ocidental foi causado pelo inseto maruim

Por administrador
Amazonas

Afeam amplia investimento no agronegócio em 2025 com crescimento de 13% e supera 2024

Por administrador
Amazonas

Com a chuva, o cuidado aumenta: FVS-RCP orienta sobre vírus respiratórios e arboviroses

Por administrador
Amazonas

Operação Tamoiotatá 2025: Ipaam aplica R$ 144,7 milhões em multas por crimes ambientais no sul do Amazonas

Por administrador
Amazonas

Pelci se destaca como política pública pioneira no Brasil ao oferecer aulas gratuitas de kart para crianças e adolescentes

Por administrador
Amazonas

Estudo apoiado pelo Governo do Amazonas resgata história do ensino de música em Manaus

Por administrador
Amazonas

Afeam investe mais de R$ 185 milhões no comércio amazonense

Por administrador
Amazonas

Em Rio Preto da Eva, Governo do Amazonas destina 9 toneladas de alimentos e 100 kits bebê

Por administrador
Amazonas

Detran-AM entrega, pela primeira vez, 12 kits de segurança a motofretistas de Rio Preto da Eva

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas formaliza intenção de cooperação para implantação do Pelci em Rio Preto da Eva

Por administrador
Amazonas

Em Rio Preto da Eva, governador Wilson Lima entrega cartões do Auxílio Estadual e novos equipamentos para o setor primário

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas reforça saúde do Estado com investimentos em tecnologia e infraestrutura

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?