FOTOS: Jakeline Xavier/SemaA Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) homenageou, na tarde desta terça-feira (15/02), os 19 anos de existência da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). Por meio de entrega de placa comemorativa e certificados de reconhecimento, a casa legislativa condecorou o trabalho exercido por colaboradores que estão e que passaram pela Sema no decorrer desses anos.
Há 10 horas
Por Agência Amazonas
Autoridades expressaram mensagens de apoio ao trabalho executado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente
O secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, trouxe uma reflexão sobre a “maioridade” da Secretaria e fez um balanço dos principais avanços da política ambiental estadual, em especial, nos últimos três anos.
Em sessão no Plenário Ruy Araújo, estiveram reunidos servidores, autoridades e membros do legislativo, que expressaram apoio ao trabalho executado pela Sema.
Taveira destacou a importância do trabalho de seus antecessores. “Quero agradecer a cada um dos que passaram por aqui, pelas contribuições que foram dadas, por cada tijolo colocado para a construção da nossa política ambiental, entre avanços e negociações”, afirmou.
Para o secretário, o aniversário é, acima de tudo, uma oportunidade de prestação de contas à sociedade e reconhecimento do esforço da equipe da Sema, com o objetivo de promover um ambiente mais saudável e mais justo, em especial para as comunidades vulneráveis.
“Não vamos descansar enquanto o tripé do desenvolvimento sustentável (meio ambiente, economia e pessoas) não estiver devidamente equilibrado no Amazonas”, disse.
O secretário também garantiu que em 2022 a Sema seguirá avançando, com o lançamento do Programa Bolsa Floresta+, o maior programa para Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) do mundo.
Também foram distribuídos certificados para colaboradores que se destacaram nestes anos. Entre eles, José dos Santos Silva, primeiro Agente Ambiental Voluntário (AAV) da Sema, morador da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã; e Jaime Gomes, gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Caverna do Maroaga.
Homenagens – Na solenidade, a deputada estadual Joana Darc, propositora da homenagem, entregou para o secretário Eduardo Taveira uma placa comemorativa, em alusão aos 19 anos da Sema.
“Acredito que essa homenagem deva servir como um desafio para que a gente possa olhar os próximos anos como anos em que temos que fazer mais e melhor”, disse Virgilio Viana, primeiro a exercer o cargo de secretário de Estado do Meio Ambiente do Amazonas.
Também foram reconhecidos dois ex-titulares da Sema: Antonio Stroski, atual secretário Municipal de Meio Ambiente de Manaus; e Virgilio Viana, superintendente da Fundação Amazônia Sustentável (FAS).
Relevância internacional – Representando a Força-Tarefa dos Governadores para Clima e Floresta (GCF Task Force), Carlos Aragon, secretário executivo do órgão no Brasil, afirmou que o Amazonas fez e continuará fazendo história, como exemplo para o mundo, na gestão ambiental.
Joana Darc, destacou, em especial, o trabalho exercido pela equipe técnica da Sema. “A gente hoje coloca a lembrança e o reconhecimento aos servidores e profissionais que fazem parte da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que são personagens principais nessa história”, disse.
A diretora de Ecossistemas do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Julie Messias e Silva, apresentou alguns projetos que a Sema tem realizado com a parceria do Governo Federal; e parabenizou a instituição pelos avanços obtidos, em especial pela elegibilidade para receber pagamento por resultados obtidos por meio de Redd+.
Aragon reforçou a importância da conciliação entre as agendas ambiental, econômica e social; ressaltou a importância do envolvimento de órgãos multidisciplinares para um planeta mais sustentável; e reafirmou a importância do papel da casa legislativa para aplicação de decisões para o meio ambiente.
Na reforma administrativa de 2005, a Secretaria recebeu o nome atual: Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).
Criação – A Sema foi criada no dia 31 de janeiro de 2003, com o nome de Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), por meio da Lei Nº 2.783, da mesma data, que decreta a organização administrativa do Poder Executivo do Estado do Amazonas.
A Sema é responsável pela política ambiental do estado e é executora da gestão de Unidades de Conservação (UC) e da Política de Bem-Estar Animal.