Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Governo do Amazonas > Sepror e Agência de Cooperação Alemã capacitam técnicos do Programa de Agricultura Indígena
Governo do Amazonas

Sepror e Agência de Cooperação Alemã capacitam técnicos do Programa de Agricultura Indígena

8 de junho de 2022
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Técnicos recebem orientação em comunidade de Iranduba – FOTO: Felipe Pessoa/SeprorPara fortalecer as ações da agricultura indígena, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de produção rural (SEPROR), em parceria com Agência de Cooperação Alemã (GIZ), realizou, na terça-feira (07/06) e quarta-feira (08/06), uma capacitação para técnicos que atuam no Sistema SEPROR (Idam, Adaf e ADS), na Fazenda Santa Rosa, localizada no município de Iranduba (distante a 27 quilômetros de Manaus).Acesso às Políticas Públicas, e Princípios e Práticas Agroecológicas, foram os principais temas abordados. Ao todo, 13 técnicos de nove municípios participaram da programação. Entre os municípios estão: Tabatinga, Boca do Acre, Lábrea, Barreirinha, Santa Isabel do Rio Negro, Barcelos, São Gabriel da Cachoeira, Atalaia do Norte e Itamarati.
Há 18 minutos
Por Agência Amazonas

Meta é qualificar técnicos para a assistência aos agricultores e comunidades indígenas acerca das políticas para agricultura familiar

A proposta do Governo é qualificar os técnicos que atuam na ponta, para que eles possam executar um serviço de excelência, contribuindo para que as políticas públicas cheguem aos agricultores e comunidades indígenas. A maioria dos técnicos do programa são indígenas e possuem formação profissional na área de atuação.

“A inciativa desse curso é para que tenhamos técnicos qualificados para levar assistência aos agricultores indígenas, quanto ao acesso às políticas públicas de comercialização, com a documentação necessária. Além de práticas agroecológicas e certificação orgânica”, comentou a coordenadora estadual do Programa de agricultura Indígena Carla Coelho.

“A importância dessa capacitação do Programa da agricultura Indígena, principalmente no que se refere ao nosso município, onde a atuação do programa atinge, é a gente ter uma assistência técnica voltada para atender especificamente esse público, que são indígenas. Viemos participar do curso para nos enriquecermos e levarmos até o nosso público beneficiário essa experiência, essa troca com as demais localidades”, destacou Manoel.

Manoel Teixeira, técnico que atua em Santa Isabel do Rio Negro e que é da etnia Baré, foi um dos participantes do curso. Ele destacou que o município ocupa o 5º lugar no ranking com a maior população indígena no País, e tem a sua economia voltada ao cultivo de mandioca e seus derivados, banana, abacaxi e melancia.

Na manhã desta quarta-feira (08/06), os técnicos tiveram acesso às apresentações sobre Princípios e Práticas Agroecológicas. Já na parte da tarde foi realizada a parte prática da capacitação, com uma visita a uma propriedade orgânica, localizada em Iranduba.

FOTO: Felipe Pessoa/SeprorProgramação

No primeiro dia, a programação contou com a apresentação sobre os principais programas direcionados à agricultura familiar indígena e os documentos para acessá-los, entre eles: Programa Nacional de alimentação escolar (PNAE); Cadastro Nacional da agricultura familiar (CAF); Programa Alimenta Brasil (Pab); Programa Nacional da agricultura familiar (Pronaf), Programa de Regionalização da merenda escolar (Preme); e Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio).

O assessor técnico da GIZ e técnico do Projeto e Bioeconomia e Cadeia de Valor, Carlos Demeterch, destacou a parceria com a SEPROR. “Essa parceria que a gente construiu com a SEPROR foi provocada pela própria Secretaria, justamente para promover esses eventos de capacitações técnicas, aqui especificamente com os técnicos do Programa de agricultura Indígena, e tem muita consonância com as ações do Projeto de Bioeconomia e Cadeia de Valor, que a gente está promovendo pela GIZ, que é justamente passar para os técnicos as políticas públicas e outros instrumentos legais, que eles podem adotar e replicar com as populações indígenas”, destacou Carlos.

Tags:Atalaia do NorteBarcelosBarreirinhaBoca do AcreGoverno do AmazonasirandubaItamaratiLábreaManausSanta Isabel do Rio Negrosao gabriel da cachoeiraTabatinga
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas

Programação do Natal em Manaus reúne cultura e economia criativa no Largo de São Sebastião até 6 de janeiro

Por administrador
Governo do Amazonas

10ª edição do Bazar das Mulheres Empreendedoras do Prosamin+ reuniu 35 expositoras nesta sexta-feira (05/12), em 2015

Por administrador
Governo do Amazonas

Hospital da Zona Leste do Amazonas recebe três crianças para broncoscopia vindas de Rondônia na noite desta quinta-feira

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas assina convênio do Asfalta Amazonas para recuperar 8,9 quilômetros de ruas em Borba

Por administrador
Governo do Amazonas

Prosamin+ paga indenizações e auxílio moradia a nove famílias reassentadas da comunidade Sharp em Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas anuncia repasse de R$ 160 milhões do FTI para a saúde dos 61 municípios do interior

Por administrador
Governo do Amazonas

Renorcrim resultou na apreensão de 1,7 tonelada de drogas e no bloqueio de bens em operação integrada no Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

SSP-AM recebe certificação ISO 9001:2015 após auditoria externa que avaliou 15 setores da pasta

Por administrador
Governo do Amazonas

Sefaz–AM alerta população sobre golpes que usam dados de premiados da Nota Fiscal Amazonense

Por administrador
Governo do Amazonas

PC-AM divulga imagens e pede informações sobre quatro desaparecidos em Manaus entre 1º/12 e 04/12

Por administrador
Governo do Amazonas

Visitação em espaços culturais do Amazonas terá horários e fechamentos no feriado de Nossa Senhora da Conceição

Por administrador
Governo do Amazonas

Sisrev/AM recebe capacitação do Ipaam para operacionalizar a logística reversa no Amazonas

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?