Júlia Mônica é pesquisadora da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) da unidade hospitalar. FOTO: Jadson Lima/FCeconA servidora da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), enfermeira Júlia Mônica Marcelino Benevides, foi aprovada na seleção do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), cujo resultado foi divulgado na quinta-feira (10/03). Júlia Mônica é pesquisadora da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) da unidade hospitalar.
Há 21 minutos
Por Agência Amazonas
Enfermeira Júlia Mônica Benevides foi aprovada com projeto enfocando perfil de pacientes com câncer colorretal atendidos na Fundação
A pesquisa está vinculada a um projeto temático institucional mais amplo envolvendo vários aspectos do câncer colorretal, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
O projeto denominado “Perfil clínico, epidemiológico, imunológico e qualidade de vida dos pacientes com câncer colorretal atendidos na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas” será orientado pelo professor José Fernando Marques Barcellos (Ufam).
Câncer colorretal
Segundo Júlia Mônica, a pesquisa será realizada na própria Fundação Cecon, onde se pretende descrever o perfil clínico, epidemiológico, imunológico e a qualidade de vida de 150 pacientes com câncer colorretal – suspeita ou diagnóstico confirmado – atendidos no período de 2022 a 2024, identificados através da demanda espontânea do ambulatório da instituição.
O câncer colorretal é o terceiro tumor mais incidente no mundo. A cada ano do triênio 2020-2022, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima 20.540 casos novos em homens e 20.470 em mulheres no Brasil. Para o Amazonas, O Inca estima 230 novos casos, sendo 120 em homens e 110 em mulheres.