Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > SES-AM realiza oficina para profissionais da educação permanente
Amazonas

SES-AM realiza oficina para profissionais da educação permanente

13 de dezembro de 2022
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

FOTO: Divulgação/SES-AMA Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) realizou a 1ª Oficina de saúde Integral LGBTQIAP+ com os representantes dos Núcleos de educação Permanente e Humanização em saúde (NEPSHUs), das unidades de saúde da SES-AM da capital. O encontro ocorreu na segunda-feira (12/12), na Universidade Nilton Lins, na zona centro-sul de Manaus.
Por Agência Amazonas

Evento reuniu representantes de unidades de saúde para debater avanço da implementação da Política Estadual de saúde Integral LGBTQIAP+ no Amazonas

“Começamos a trabalhar as bases da política de saúde LGBT, que foi publicada através da portaria nº 239, de 11 de maio de 2021, com o objetivo de inserir, no processo de assistência e cuidado, os conceitos e as bases de acolhimento a essa população, considerando todos os seus diferenciais e suas características”, informou o gestor.

A ação faz parte da implementação da Política Estadual de saúde Integral LGBTQIAP+ do Amazonas e visa oferecer assistência humanizada a essa população, como explica o secretário executivo adjunto de Políticas em saúde da SES-AM, Lindinaldo Gomes.

“Os coordenadores dos NEPSHUs são os braços que serão fundamentais para que a gente consiga, enfim, oferecer uma saúde de qualidade, além de garantir o respeito à diversidade e os direitos das pessoas LGBTQIAP+, como por exemplo, o nome social. O evento é um momento privilegiado para abordar de forma integral questões específicas de saúde LGBT, incluindo aspectos de saúde mental e saúde física, mas fazendo uma reflexão também sobre condicionantes sociais, étnicos e econômicos na saúde”, disse a coordenadora.

Promoção da saúde

A coordenadora estadual de saúde LGBTQI+, Vivian Marangoni, destaca que a oficina incentiva o trabalho de fortalecimento na REDE estadual para a promoção da saúde integral a este grupo, com a participação ativa dos coordenadores dos núcleos de humanização das unidades e os demais profissionais.

O evento foi realizado com o apoio dos movimentos sociais que compõem o comitê interinstitucional de política LGBTQIAP+ no Amazonas. Teve ainda a contribuição da doutoranda e ativista trans Michele Pires, com a apresentação da história da luta LGBTQIA+ e saúde pública no Brasil e no Amazonas, e a participação da equipe do Ambulatório de Diversidade Sexual e Gêneros da Policlínica Codajás, unidade da SES-AM.

Participação

O encontro recebeu profissionais dos núcleos de humanização de várias unidades de saúde do Estado, incluindo Policlínicas, Maternidades, Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caics), os Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimis), além da REDE de urgência e emergência, dos Prontos-Socorros e Hospitais, e das Fundações de saúde.

Política Estadual de saúde

O Amazonas é o primeiro estado da região Norte e o quinto no Brasil a ter uma política de saúde voltada à população LGBTQIAP+, por meio da portaria nº 239, de 11 de maio de 2021.

Calendário

Os profissionais da SES-AM, juntamente com os representantes dos núcleos, construíram um calendário de formações a serem realizadas nas unidades de saúde em 2023. O objetivo da programação é expandir a capacitação com as equipes e melhorar o atendimento.

O objetivo da política é promover a saúde integral desta população, eliminando a discriminação e o preconceito institucional e contribuindo para a redução das desigualdades. Além disso, o objetivo central é consolidar o Sistema Único de saúde (SUS) como sistema universal, integral e equânime.

Tags:CodajásManausmanchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Fapeam recebe inscrições para o Programa Ciência na Escola até o dia 16 de março

Por administrador
Amazonas

Vila Aberta Para Todos ultrapassa 5 mil participantes e fortalece ações de promoção à qualidade de vida e cidadania

Por administrador
Amazonas

EnvelheSer 60+: Programa transforma rotina de famílias

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas lança aplicativo da Campanha Nota Fiscal Amazonense

Por administrador
Amazonas

Carnaval na Floresta 2026: SES-AM registra 55,3 mil atendimentos de urgência e emergência na rede estadual, entre 12 e 17 de favereiro

Por administrador
Amazonas

Parintins recebe terceiro mutirão de cirurgia de catarata, parceria entre o programa Opera+ Amazonas e o projeto Novo Olhar

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas divulga resultado preliminar de Processo Seletivo para o Hospital do Sangue

Por administrador
Amazonas

Carnaval na Floresta 2026: Carnaboi retorna ao Sambódromo com duas noites de celebração da cultura amazônica

Por administrador
Amazonas

Cetam abre inscrições para mais de 10 mil vagas em cursos gratuitos para o interior nesta quinta-feira

Por administrador
Amazonas

Carnaval na Floresta 2026: Fiscalização do Detran-AM registra queda de 44% em testes positivos de alcoolemia no período carnavalesco

Por administrador
Amazonas

Pelci celebra quatro anos como programa pioneiro na inclusão social pelo esporte

Por administrador
Amazonas

Desmatamento no Amazonas cai 56,4% em janeiro de 2026, aponta Inpe

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?