Nesta segunda-feira (23/5), a vereadora Thaysa Lippy (Progressista) fez uma indicação à Prefeitura de Manaus para que seja dada isenção fiscal do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) às empresas enquadradas como startups instaladas em Manaus.
A proposta visa fomentar a instalação de negócios inovadores. Com a isenção, poderão ser beneficiadas empresas de pesquisa e desenvolvimento de ciências físicas e naturais; ensino fundamental, médio e superior; parques de diversões; centros de convenções; administração de cartão de crédito ou débito; biotecnologia; emissão de vales-alimentação e correlatos; resposta audível, telemarketing ou call-centers; intermediação e agenciamento de negócios por meio de vales-alimentação e correlatos.
“Precisamos fortalecer a qualificação como cidade inteligente e atrair as empresas responsáveis pelos avanços advindos da tecnologia e de novas formas de trabalho e relações de consumo”, ressalta a vereadora.
Segundo o último levantamento de comunidades realizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), a capital amazonense conta, atualmente, com 76 empresas atuando neste formato de negócio. O estudo estabeleceu seis categorias primordiais para que o ambiente seja propício para que ideias inovadoras sejam realidade: cultura, densidade e diversidade, capital, ambiente regulatório, talentos e acesso ao mercado.
O Governo do Amazonas planeja impulsionar negócios de base tecnológica no Estado. Ainda neste mês, foi sancionada pelo governador Wilson Lima a Lei Estadual nº 5.861/2022, que visa facilitar e desburocratizar a abertura de negócios nesse segmento econômico no Amazonas, inclusive atraindo empresas de outras regiões do país. Essa lei estabelece uma série de regras de estímulo, como a possibilidade de criação de chamamentos públicos exclusivos para o segmento, cooperações com universidades e contratação especial para desenvolvimento de soluções tecnológicas.
Texto: Assessoria de Comunicação da vereadora
Foto: Diego Mesquita – Dicom/CMM