FOTO: Acervo/Seduc-AMO projeto Trilhas do Saber já qualificou mais de 10 mil servidores da educação, das redes estaduais e municipais, em 29 municípios desde de agosto de 2021. O projeto é promovido pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto, em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), e integra o programa Educa+Amazonas, lançado pelo Governo do Amazonas em julho de 2021.Cursos são voltados a toda a equipe gestora e administrativa, como secretários escolares e merendeiros
Com temas variados sobre a educação, o projeto oferece percursos formativos sobre os novos caminhos para o processo de ensino-aprendizagem e Referencial Curricular Amazonense (RCA), temas voltados para o Novo Ensino Médio, os Itinerários Formativos e suas possibilidades pedagógicas, a produção de materiais pedagógicos adaptados para alunos com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, cegos e surdos.
A secretária de Educação, Kuka Chaves, diz que esse projeto é um ganho para o Amazonas. “O Trilhas é encantador, pois esse projeto proporciona que a gente crie uma rede de novos profissionais, qualificados para as salas de aula, para os trabalhos administrativos e para atender nossos estudantes. É um ganho para educação do Amazonas e, principalmente, um ganho para nossos professores, pedagogos e administradores”, aponta.
FOTO: Acervo/Seduc-AMCertificações nos municípios
Tefé (distante 523 quilômetros de Manaus) foi a primeira cidade a receber o Trilhas do Saber, em agosto de 2021. Foram levados mais de 60 cursos, minicursos, oficinas e palestras, que proporcionaram certificação para mais de mil profissionais da educação nas redes estadual e municipal.
O Trilhas do Saber visa a qualificação de toda a equipe gestora e administrativa, como secretários escolares e merendeiros. Para esse público, a formação é diferenciada, pensada nas atividades de cada um. São formativos sobre o currículo no chão da escola, comportamento organizacional, competências socioemocionais, projetos de vida e novas perspectivas profissionais.
Até outubro de 2022, o projeto já atendeu mais 15 cidades, sendo elas Autazes, Nova Olinda do Norte, Urucurituba, Silves, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, São Gabriel da Cachoeira, Amaturá, Santo Antônio do Içá, Boa Vista dos Ramos, Maués, Presidente Figueiredo, Manaquiri, Novo Airão e Iranduba, qualificando mais de 4 mil profissionais da educação.
Em 2021, o Trilhas atendeu 14 cidades, sendo Tefé, Tabatinga, Manacapuru, Rio Preto da Eva, Caapiranga, Parintins, Codajás, Careiro da Várzea, Carauari, Anamã, São Paulo de Olivença, Borba, Nhamundá e Humaitá, qualificando mais de 6 mil servidores da educação.
O post Trilhas do Saber: projeto já qualificou mais de 10 mil profissionais da educação das redes estadual e municipal apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.