Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Governo do Amazonas > Ufam e Sedecti formarão parcerias de extensão para interior do Amazonas
Governo do Amazonas

Ufam e Sedecti formarão parcerias de extensão para interior do Amazonas

28 de maio de 2022
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar


Há 16 minutos
Por Agência Amazonas

Titulares das instituições trataram de cursos de capacitação e participação da universidade no Fórum de Discussão Permanente promovido pelo Governo

Foto: Divulgação/SedectiO titular da Secretaria de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Angelus Figueira, reuniu-se na sexta-feira (27/05), com o reitor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Sylvio Puga, para tratar do Fórum Permanente de Desenvolvimento que será promovido pelo Governo do Amazonas, dia 15 de junho, em Manaus.

Na ocasião, Figueira e Puga discutiram a possibilidade de uma parceria que promova cursos direcionados ao desenvolvimento das vocações do interior do Amazonas, por meio de um dos pilares da universidade pública, que é a Extensão.

“A pedido do governador do Amazonas estamos desenvolvendo um plano estratégico de desenvolvimento e a UFAM, por sua natureza e importância, não PODE ficar de fora. E a extensão PODE ser um dos caminhos para isso, uma vez que é por meio dela que a universidade estende e troca seu saber, além dos muros, e PODE nos ajudar a levar cursos livres para atender as vocações do interior”, disse o secretário de Desenvolvimento que é egresso e ex-professor da instituição.

Dentre os cursos que poderão ser viabilizados por meio da extensão da Universidade Federal do Amazonas, há necessidade de capacitação em mineração, manejo, pecuária, piscicultura, agricultura, biotecnologia, bioeconomia, empreendedorismo, tecnologia da madeira, indústria, pesca, dentre outros.

“A Universidade do Amazonas está de portas abertas para esta e outras parcerias que promovam o desenvolvimento do Amazonas. Esta é nossa razão de ser. Produzimos conhecimento, tecnologia, pesquisa, e por meio da extensão de programas e projetos chegamos à sociedade e Podemos influenciar e mudar a realidade social de muita gente”, considerou o reitor da UFAM.

PÉ-YARA – O reitor da UFAM apresentou ao secretário Angelus Figueira, uma invenção que PODE beneficiar os alunos das séries iniciais, ensinos Fundamental e Médio, deficientes visuais ou não, inseridos no sistema público de ensino de Manaus.

Trata-se do projeto “PÉ-YARA: Viagem Digital pelo Amazonas”, o primeiro mapa, exclusivamente, amazônico construído com fibras e materiais extraídos da flora e da fauna amazônica e que conseguiu o reconhecimento de patente, no mês de agosto, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

O mapa é fruto da pesquisa coordenada pela professora Claudia Guerra Monteiro, atualmente vinculada ao Departamento de Métodos e Técnicas, da Faculdade de educação (Faced) e também diretora de Políticas Afirmativas da Pró-Reitoria de Extensão e Interiorização (PROEXTI) e foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

A reunião entre UFAM e Sedecti também teve a participação dos chefes de gabinete das instituições, respectivamente, Almir Liberato e Diego Mota, o secretário executivo de Relações Institucionais (Seari), Ronaldo Fernandes, o sociólogo João Garcia, Felipe Litaiff do departamento de Atração de Investimentos e Comércio Exterior da Sedecti, e o consultor de planejamento estratégico, Rafael Brandão.

Pioneira – Criada em 1909, a universidade mais antiga do Brasil é a Universidade de Manaus, hoje Universidade Federal do Amazonas. À época já havia instituições de ensino superior no Brasil até antes da Universidade de Manaus, mas nenhuma era considerada universidade antes de 1909.

Atualmente, a UFAM tem mais de 30 mil alunos, distribuídos em 108 cursos e tem campus em Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara, Manaus e Parintins.

Tags:Benjamin ConstantcoariEmpreendedorismoEnsino SuperiorEstado do AmazonasGoverno do AmazonasHumaitáitacoatiaraManausparintins
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas

Fapeam lança editais e celebra Mulheres e Meninas na Ciência com sarau, homenagens e investimentos em Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Movimento Mulheres e Meninas na Ciência premia pesquisadora da FVS-RCP e anuncia editais no Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

Certificação de imóveis do Prosai em Parintins já expediu 659 certificados e segue com 173 pendentes

Por administrador
Governo do Amazonas

PPCDQ-AM aprova 5ª fase do plano para o triênio 2026-2028 e amplia metas de prevenção ao desmatamento

Por administrador
Governo do Amazonas

Auxílio Estadual e Telessaúde ampliam acesso a serviços e entregas em Boca do Acre durante agenda

Por administrador
Governo do Amazonas

Agendamento presencial abre 120 vagas para castração gratuita pelo Castramóvel no Tarumã, Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Carnaval na Floresta: Grupo Especial encerra ensaios técnicos embalado pela força das comunidades

Por administrador
Governo do Amazonas

Emissão de documentos rurais atende mais de 140 agricultores indígenas no rio Ayari em São Gabriel da Cachoeira

Por administrador
Governo do Amazonas

Forças de Segurança prendem 37 por apologia ao crime e apreendem explosivos, drogas e materiais no Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

Polícia Civil do Amazonas alerta pais e escolas sobre bullying e cyberbullying e orienta sobre denúncias, sinais e penalidades

Por administrador
Governo do Amazonas

Operação Águia mobiliza 200 policiais e 50 viaturas para reforçar policiamento em Manaus e Região Metropolitana antes do Carnaval

Por administrador
Governo do Amazonas

Centro de distribuição da Natura em Manaus reduz prazos, corta custos e amplia empregos no Norte

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?