A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), realizou nesta segunda-feira (04), recebimento e abertura das propostas referentes à Licitação Pública Nacional (LPN) 001/2022, para execução de obras e serviços de engenharia, de recuperação ambiental, urbanística e habitacional nas áreas de intervenção direta do novo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) no Igarapé do Quarenta.
De acordo com o coordenador da UGPE, Marcellus, Campêlo, o objeto da licitação compreende obras de macro e microdrenagem, construção de conjuntos habitacionais, de sistema viário, de abastecimento de água, de esgotamento sanitário, construção de praças, parques, ciclovias, academias ao ar livre, playgrounds, passeio público, equipamentos esportivos e de lazer, revestimento de canais, arborização e paisagismo, entre outros.
Denominada de obra 02, a intervenção no trecho situado no início na avenida Manaus 2000 até a rua Alberto Carreira, no bairro Japiim, zona sul, tem investimento estimado em R$ 130 milhões, com recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida estadual.
A LPN 001/2022, cujo edital foi lançado no dia 14 de fevereiro, é uma das sete licitações realizadas pela UGPE para obras do Prosamin+. O próximo passo será a análise técnica da documentação e das propostas. Foram concluídos os certames para as obras 3 e 4 que compreendem a construção de duas quadras habitacionais, uma na avenida Lourenço Braga e outra na General Rodrigo Otávio, ambas já em fase de homologação de resultados.
“O governador Wilson Lima ordenou o máximo de celeridade na implementação dessas obras. E estamos avançando nas licitações na medida em que avançamos também no processo de contratação do empréstimo internacional que tramita em Brasília. Também estamos avançando com os trabalhos sociais nas áreas. Em breve, iniciaremos as primeiras obras”, ressalta o coordenador.
Para a sétima licitação, que corresponde à obra 1, no trecho que vai da rua Alberto Carreira até a comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes, zona leste, o projeto básico foi concluído e aguarda a aprovação do BID para o lançamento do edital.
Também já foram concluídas e contratadas as licitações para prestação de serviço na tecnologia Building Information Modeling (BIM), para utilização no planejamento das obras do Prosamin+, além da reforma dos Escritórios de Gestão Compartilhada (ELOs) dos Parques Residenciais Cajual e Manaus e de construção do espaço de lazer da Comunidade do São Jorge.
O programa vai beneficiar cerca de 60 mil pessoas com obras de saneamento básico, como coleta e tratamento de esgoto e água tratada, requalificação urbanística, drenagem urbana, tratamento de áreas de risco socioambiental e reassentamento em moradia digna.
Prosamin+
O novo Prosamin+ tem investimento total aproximado de R$ 542 milhões, financiados pelo BID, com contrapartida do Estado. As intervenções iniciam no bairro Japiim, zona sul, seguindo o curso do Igarapé do Quarenta até a comunidade da Sharp, alcançando pela primeira vez a zona leste, uma das mais populosas e carentes de infraestrutura em Manaus.
Projetos Especiais
A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) é um órgão do Governo do Amazonas. Tem por missão planejar e executar políticas públicas voltadas à promoção de melhorias nas áreas de saneamento básico, urbanismo e socioambiental.
Serão removidas de áreas de risco 2.580 famílias. O programa irá construir 648 unidades habitacionais e oferecer também outras soluções de moradia às famílias.
A UGPE executa os projetos de implantação do Prosamin+. Com as obras do Programa, o objetivo é contribuir, de forma sustentável, para a melhoria dos problemas socioambientais e urbanísticos da população residente nas áreas de abrangência.