Há 17 minutos
Por Agência Amazonas
Alunos se mostraram animados com o início do ano letivo
Os alunos do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Áurea Braga, no bairro Compensa, na zona oeste de Manaus, estavam animados para o início do ano letivo. Yaci Sales, que está cursando a 1ª série do Ensino Médio, contou que está animada para conhecer o currículo que será trabalhado neste ano. “Minhas expectativas para este ano, para as aulas e para o Novo Ensino Médio (NEM) são muito boas”, declarou.
O Ceti registrou mais de 90% de presença dos estudantes, com 958 alunos, nesta segunda-feira (14/02). Em todo o Amazonas, são mais de 417 mil estudantes matriculados na rede pública estadual de ensino, sendo 215 mil em Manaus e 202 mil no interior.
A estudante Yaci, de 15 anos, reforça que as aulas presenciais ajudam no foco com os estudos, além de que a implementação do NEM traz uma base melhor para a formação profissional, mercado de trabalho e as provas para a entrada em faculdades públicas, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os vestibulares e exames seriados.
“Com o NEM vamos nos preparar muito mais do que antes para a vida adulta, para o mercado de trabalho, provas que são feitas para universidades públicas. Creio que a gente tem uma base muito boa, e como o nosso ensino é integral, podemos ter um ganho maior nesse tempo em que estamos na escola, nessa nova fase e vontades em meio disso”, avaliou a estudante.
O aluno Daniel Borges, do 7º ano, se mostrou feliz por iniciar o ano letivo de forma presencial e com a escola sinalizada, seguindo as medidas de segurança em saúde.
“Hoje, no meu primeiro dia de aula, eu senti um alívio de estar fora de casa, porque passamos meses dentro de casa; e poder estudar vendo meus professores e meus amigos é muito melhor. Logo de cara já fomos orientados sobre o que podemos ou não fazer, sobre manter os protocolos de segurança e o distanciamento social”, diz Borges.
A gestora do Ceti Áurea Braga, Francisca Mourão, reafirma como a implementação do NEM será um novo desafio, mas que todos os docentes e não docentes já estão empenhados em dar o apoio necessário aos estudantes.
“Os nossos profissionais já têm uma familiaridade com tudo e estão comprometidos com o processo pedagógico, além de estarem trabalhando juntos nessa reestruturação em toda educação do Estado e do Brasil, para tirarmos de letra tudo”, reforça a gestora.
Novo Ensino Médio
A alteração na grade curricular garante aos estudantes a opção por uma formação técnica e profissionalizante. O NEM foi aprovado pelo Congresso Nacional em 2017 e, ano passado, já havia sido implantado, de maneira piloto, em algumas escolas da rede estadual.
A reformulação do Ensino Médio começará de forma progressiva. A 1ª série vai passar por alterações neste ano e, em 2023, será a vez da 2ª série. A inclusão da 3ª e última série ocorrerá em 2024.