O presidente da Comissão de Segurança Pública Municipal, vereador Capitão Carpê (Republicanos) apresentou durante a sessão plenária desta terça-feira (15/3), na Câmara Municipal de Manaus, a indicação de Nº 113/2022, propondo a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), a Gratificação Operacional Temporária da Guarda Municipal (GOT/GM).
A gratificação é a regulamentação do processo de modernização e estruturação da guarda para a proteção dos direitos fundamentais mediante o seu armamento, preservação da vida, compromisso com a sociedade, risco de vida ou saúde, e patrulhamento preventivo.
Para o Capitão é preciso ampliar as atribuições dos guardas, aumentando a capacidade de combater à criminalidade. “Esse processo de estruturação vai garantir ao guarda uma renda “extra”, e lógico, se o guarda vai trabalhar armado, consequentemente, terão mais responsabilidades e com isso é necessário o ônus. A gratificação operacional vai gerar mais benefícios e proteção ao nosso patrimônio”, disse o parlamentar.
A restruturação é uma promessa de campanha do vereador, que em 2021 entregou uma proposta de estruturação com capacitação, como treinamento, qualificação, plano de cargos, carreiras e salários.
“A guarda estava abandonada há mais de 70 anos. Vamos começar a trabalhar com o nosso próprio estatuto, destinei mais R$ 200 mil de emenda parlamentar para a segurança municipal realizar a aquisição de equipamentos. Quero deixar como legado uma organização mais preparada nas ruas, pujante, fortalecida, armada e valorizada”, finalizou o Capitão Carpê.
Texto: Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dicom/CMM