O abuso sexual de crianças e adolescentes foi o tema central das discussões na Câmara Municipal de Manaus (CMM), durante a sessão plenária desta terça-feira (31/6). O assunto foi levantado pelo vereador João Carlos (Republicanos) que pediu ações mais concretas contra essa prática, que para ele acaba com a vida das crianças.
“É por causa de abusos como estes, que algumas pessoas acabam tendo uma visão equivocada da vida, e aí por ter uma adolescência desequilibrada, por fúria e raiva, às vezes passa isso para aqueles que estão à sua volta, e acaba desequilibrando tudo na vida”, afirmou João Carlos.
Para o vereador Raulzinho (PSDB), é preciso que o país se conscientize da importância de ter cuidado com as crianças. Ele lamenta o fato de ainda não ter um plano de governo que combata esse mal. “Nós vivemos em um país onde vivemos na contramão de tudo, onde se constrói mais presídio do que escolas. O que nós observamos, são crianças sendo violentadas dentro da própria casa e isso precisa ser mudado”, desabafou.
O vereador Márcio Tavares (Republicanos) também citou o enorme número de crianças que estão nos semáforos, o que pode inclusive ocasionar um acidente. “A gente já para com receio e medo de atropelar uma criança, pois ficamos até sem visibilidade, pois elas são pequenas, e os pais que as colocam ali não têm nenhuma responsabilidade, por isso faço apelo a todos os órgãos que lidam com isso, que façam alguma coisa”, pediu.
Na opinião do vereador Ivo Neto (Patriota) é preciso encontrar soluções práticas, com instrumentos que possam atender essas demandas levantadas durante o tema abordado. “Precisamos buscar mecanismos que protejam as crianças de irem para as ruas pedir esmolas, de serem encaminhadas para o tráfico de drogas e principalmente guardá-las de serem abusadas sexualmente”, afirmou.
Texto: Tiago Ferreira – Dicom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dicom/CMM